Diário de São Paulo
Siga-nos
Golpe

Tudo sobre o golpe do saque-aniversário do FGTS; saiba como não cair

Benefício está na mira de golpistas que desviam o valor e pedem até empréstimo no nome das vítimas

Tudo sobre o golpe do saque-aniversário do FGTS; saiba como não cair - Imagem: Agência Brasil
Tudo sobre o golpe do saque-aniversário do FGTS; saiba como não cair - Imagem: Agência Brasil

Nathalia Jesus Publicado em 09/09/2022, às 09h42


Utilizando praticamente os mesmos recursos que no golpe do saque extraordinário, criminosos estão desviando o dinheiro do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), além de pedirem empréstimos em nome dos trabalhadores lesados.

Apesar de não ser um golpe inovador, o número de trabalhadores que se queixam da movimentação criminosa em suas contas tem crescido consideravelmente.

A responsável pela arrecadação do FGTS, a Caixa Econômica Federal, não divulgou o número exato de denúncias. Segundo a organização, todas as queixas de movimentações suspeitas feitas para o banco devem ser repassadas imediatamente para a Polícia Federal, que fará as investigações.

"O banco aperfeiçoa, continuamente, os critérios de segurança de acesso aos seus aplicativos e movimentações financeiras, acompanhando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a maneira de operar de fraudadores e golpistas", comunicou a Caixa Econômica.

Em caso de movimentação indevida, o colaborador pode realizar um pedido de contestação em uma das agências do banco, basta estar acompanhado do CPF e documento de identificacação oficial.

Como funciona o golpe

A ação acontece através do aplicativo do FGTS. Os criminosos acessam a conta da vítima e selecionam a opção "saque-aniversário".

Além da opção de retirar o dinheiro, também é possível que o criminoso peça empréstimos no nome da vítima pelo próprio aplicativo, o que impede a vítima de efetuar o saque-recisão em caso de demissão sem justa causa.

Mesmo que o trabalhador não tenha cadastro no aplicativo, é possível que o golpe seja efetuado através de um cadastro com outro e-mail e número de telefone.

Como não cair nesse e em outros golpes

Segundo a Caixa, não faz parte de seu protocolo o envio de SMS, e-mail ou Whatsapp solicitando a atualiazação de dados cadastrais. Caso o cliente receba alguma dessas mensagens, não deve responder e pode reportar ao [email protected].

O banco também recomenda que os clientes utilizem apenas os canais oficiais para obter informações sobre o saque FGTS.

Os clientes não devem fornecer seus dados cadastrais para quaiquer outros sites e aplicativos.

O cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade não usual, e principalmente, em links suspeitos de "ofertas imperdíveis" que podem ser enviados por SMS ou Whatsapp.

A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.

O cliente deve fazer o cadastro no site e aplicativo oficial do FGTS no Google Play e Apple Store.

Compartilhe  

últimas notícias