Diário de São Paulo
Siga-nos
Benefícios

Auxílio Gás: quais são as principais dúvidas sobre o benefício?

O benefício do Auxílio Gás é repassado em um intervalo de dois meses, acompanhando o deposito do Bolsa Família

Auxílio Gás começa a ser pago nesta sexta-feira (16); saiba mais - Imagem: Reprodução Pexels
Auxílio Gás começa a ser pago nesta sexta-feira (16); saiba mais - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 16/02/2024, às 10h33


A todos os inscritos para o benefício do Auxílio Gás, vale lembrar que o depósito do dinheiro será feito a partir desta sexta-feira (16), seguindo o mesmo calendário do pagamento das parcelas do Bolsa Família.

O repasse será realizado até o dia 29 de fevereiro, da mesma forma gradual de acordo com o último dígito do seu Número de Identificação Social (NIS). 

Em fevereiro foi estipulado o valor total do auxílio em R$102 para cada família, que serão depositados diretamente na conta do beneficiário, seja ela bancária ou digital. 

De acordo com o portal da CNN Brasil, os pagamentos deste auxílio são realizados em um intervalo de dois meses cada e o preço pode variar após a averiguação da referência da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

  • Quem pode receber?

O pagamento é feito somente aos beneficiários e famílias que estão inscritas no programa social do governo, o Cadastro Único (CadÚnico), que são todos aqueles que recebem como renda mensal total menor ou igual a meio salário-mínimo. 

Agora em casos de famílias que não possuem o CadÚnico, também é possível receber este benefício, desde que entre os residentes da casa haja algum beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além de claro, precisar estar com todos os seus dados atualizados e cadastrados corretamente no programa. 

Os valores do Auxílio Gás não são computados no cálculo do limite da renda familiar mensal. Isso significa que a inclusão no Programa não prejudica o recebimento do Bolsa Família.

  • Como pedir o Auxílio Gás?

É necessário a inclusão no CadÚnico, já que ele é o serviço disponibilizado pelo próprio governo para beneficiar diversas famílias que estejam em condições não tão boas. O cadastro precisa ser feito pessoalmente em algum posto de atendimento da cidade em que a pessoa reside. 

Após a inclusão da família no Programa, será feito o registro do benefício no sistema eletrônico, com base nas informações do CadÚnico e nos bancos de dados do BPC.

Compartilhe  

últimas notícias