Diário de São Paulo
Siga-nos
REDUÇÃO DE JUROS

Redução dos juros deve ser anunciada hoje pelo Banco Central

Projeções preveem novos cortes até 2026, chegando a 8,5%

Banco Central. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Banco Central. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 02/08/2023, às 08h35


A taxa básica de juros da economia brasileira, conhecida como Selic, está estacionada desde agosto de 2022 no maior patamar em seis anos. No entanto, expectativas do mercado financeiro indicam que essa situação deve mudar a partir desta quarta-feira (2), quando o Banco Central (BC) deve anunciar o primeiro corte da Selic em três anos.

O Boletim Focus, que compila as previsões dos principais agentes financeiros do Brasil, aponta para uma redução de 0,25 ponto percentual dos jurosbásicos, mas não há unanimidade nas projeções. Alguns especialistas acreditam que a Selic pode cair até 0,5 ponto percentual, considerando que a inflação está perdendo força.

Antes de divulgar sua decisão após as 18h, o Comitê de Política Monetária (Copom) avalia as perspectivas da economia e o comportamento do mercado financeiro. No último encontro, embora tenha mantido a Selic em 13,75% ao ano pela sétima vez consecutiva, o Copom admitiu a possibilidade de reduzir a taxa básica de juros.

Após a confirmação do primeiro corte, os analistas preveem mais três reduções de 0,5 ponto percentual nos meses de setembro, novembro e dezembro, o que levaria a Selic a 12% ao ano no início de 2024. As projeções indicam que a trajetória de baixas continuará em 2024 (9,25% ao ano), 2025 (8,75% ao ano) e 2026 (8,5% ao ano).

Essa trajetória de elevação da Seliccomeçou em março de 2021, quando a taxa estava em 2% ao ano, o menor nível da história. Desde então, a taxa subiu 11,75 pontos percentuais e se mantém em 13,75% ao ano desde agosto do ano passado.

A manutenção da Selic em seu maior nível desde 2017 tem sido alvo de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da equipe econômica e de membros do setor produtivo. Eles consideram que os juros atuais estão prejudicando o desenvolvimento econômico do país. Portanto, eles pressionam por um corte mais significativo da taxa Selic, de pelo menos 0,5 ponto percentual, nesta quarta-feira.

Compartilhe  

últimas notícias