Diário de São Paulo
Siga-nos
Fraude

Rio Grande do Sul tem pedidos de auxílio em nome de pessoas mortas

Porto Alegre tem quase mil pedidos com indicio de óbito

Porto Alegre tem quase mil pedidos com indicio de óbito - Imagem: Divulgação / CadUnico
Porto Alegre tem quase mil pedidos com indicio de óbito - Imagem: Divulgação / CadUnico

Gabriela Thier Publicado em 13/07/2024, às 10h15


Foram identificados, com base em dados do Governo Federal, 1.262 pedidos de auxílo reconstrução no Rio Grande do Sul, feitos e nome de falecidos. Mesmo o número sendo pequeno em comparação aos mais de 629 mil pedidos a possível fraude preocupa.

"É lamentável que, numa situação como essa, a gente tenha que enfrentar essa tentativa de fraude, que é tirar o dinheiro das pessoas que mais precisam na hora que elas mais precisam", afirma Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Apoio à Reconstrução do RS.

Pimenta ainda explica que o governo deverá relizar um ‘malha fina’ para identificar e coibir as fraudes. O parte do plano é a proposta de exigir a publicação do nome, endereço e CPF de todas as pessoas que receberam o auxílio, além do cruzamento de dados do Censo, das contas de água e luz, os registros no SUS, CadÚnico e Receita Federal.

Só aqueles que foram diretamente afetados pelas cheias têm direito ao auxílio de PIX de R$ 5,1 mil. As prefeituras identificam os residentes e transmitem os dados para a União.

Compartilhe  

últimas notícias