Diário de São Paulo
Siga-nos
Atividade econômica

Prévia do PIB: IBC-Br mostra queda de 0,11% da economia em maio

Os dados apontam que o período foi o segundo mês consecutivo de queda do índice

IBC-Br abrange estimativas de todos os setores da economia, de serviços à agropecuária - Imagem: Freepik
IBC-Br abrange estimativas de todos os setores da economia, de serviços à agropecuária - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 14/07/2022, às 11h23


O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira (12) que o nível de atividade econômica do Brasil, medido pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), caiu 0,11% em maio de 2022, em relação ao mês de abril.

Os dados apontam que maio foi o segundo mês seguido de queda do índice. No mês de anterior, o declínio foi de 0,64%, dado revistado na quarta-feira (13) pelo BC.

O percentual foi calculado após ajuste sazonal, uma espécie de "compensação" para comparar períodos diferentes.

O Banco Central também apontou que a atividade econômica brasileira cresceu 3,74% em maio na comparação com o mesmo mês de 2021.

Enquanto que, no acumulado deste ano, a economia brasileira avançou 2,08%. Em 12 meses, a alta foi de 2,66%, indicou o IBC-Br. Os dados são sem ajuste sazonal.

Como funciona o IBC-Br?

O IBC-Br é um indicador criado pelo Banco Central para mensurar a evolução contemporânea da atividade econômica do país. Ele também é usado para antecipar o resultado do PIB.

Contudo, as informações levantadas pelo índice nem sempre convergem com os dados oficiais divulgados pelo IBGE.

O cálculo do IBC-Br abrange estimativas para setores como agropecuária, indústria e serviços, além dos impostos, porém não leva em conta lado da demanda (incorporado no cálculo do PIB do IBGE, por exemplo).

O IBC-Br também é uma das ferramentas usadas pelo BC para definir a taxa básica de juros do país, conhecida como Selic. Atualmente, essa taxa está 13,25% ao ano, o maior nível desde o fim de 2016. Em comunicado, o Banco Central afirmou prever um novo avanço da Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para o início de agosto.

Compartilhe  

últimas notícias