Diário de São Paulo
Siga-nos

Prévia do PIB apresenta pior resultado nos últimos cinco anos

PIB preliminar apresenta pior desempenho para o mês de maio em cinco anos

Banco Central - Imagem: Reprodução | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Banco Central - Imagem: Reprodução | Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 18/07/2023, às 07h56


O Índice de Atividade Econômica do Banco Central, uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou uma queda de 2% em maio, de acordo com dados publicados nesta segunda-feira (17). Esse resultado representa o pior desempenho para o mês nos últimos cinco anos, sendo comparável ao declínio de 3,08% observado em maio de 2018. Além disso, é o pior desempenho mensal desde março de 2021, quando houve uma retração de 3,5%.

Contudo, quando analisado o acumulado do ano, o índice apresentou um crescimento de 3,61%, e nos últimos doze meses, houve um aumento de 3,43%. Em relação a maio de 2022, o indicador cresceu 2,15%.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou sobre os resultados, destacando que eles foram de acordo com o esperado, já que a autoridade monetáriatem mantido juros reais elevados por um longo período. Ele expressou preocupação com a situação, mencionando que tem recebido feedbacks de prefeitos e governadores sobre a arrecadação. A desaceleração pretendida pela política monetária do Banco Central parece ter surtido um efeito significativo na economia, e Haddadressaltou a importância de ser cauteloso diante da possibilidade de manter as taxas de juros na casa dos 10% ao ano, considerando que essa situação está pesando muito sobre a economia.

Estamos preocupados. Estamos recebendo muito retorno de prefeitos e governadores sobre arrecadação. A pretendida desaceleração da economia do Banco Central chegou forte e precisamos ter muita cautela com o que pode acontecer se as taxas forem mantidas na casa de R$ 10 o juro real ao ano. Está muito pesado para a economia”, afirmou.
Compartilhe  

últimas notícias