Diário de São Paulo
Siga-nos
Transferência

'Pix' será taxado? Presidente do Banco Central tira a dúvida dos brasileiros

O assunto veio à tona durante uma sessão especial no Senado nesta quinta-feira (10)

O presidente do Banco Central do Brasil afirmou que o 'Pix' não será taxado. - Imagem: reprodução I Freepik
O presidente do Banco Central do Brasil afirmou que o 'Pix' não será taxado. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 10/08/2023, às 18h55


Nesta quinta-feira (10), o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, tirou a dúvida de muitos brasileiros: o 'Pix' não será taxado.

Nada mais é do que o mais recente sistema de transferência de pagamento eletrônico instantâneo, com funcionamento ininterrupto para pessoas físicas e jurídicas, disponibilizado em 2020.

De acordo com informações do portal R7, ao ser questionado sobre uma possível cobança, Roberto respondeu negativamente. ''Não vamos taxar o Pix. Não existe isso'', declarou. 

Contudo, a cobrança de pessoa jurísica foi sim autorizada em uma resolução do Banco Central no mesmo ano de criação, sendo relizada pelas instituições financeiras. 

A única questão ainda é feito pelo próprio Banco Central sobre o maior rigor para os procedimentos que visam abrir uma nova conta, podendo evitar possíveis fraudes. 

Ainda conforme o portal, a modalidade alcançou a marca de 140 milhões de transações em apenas um dia na última sexta-feira (04).

A sessão aconteceu por mais ou menos três horas, para tirar dúvidas e discutir temas como inflação, taxa de juros, autonomia da instituição e outros. 

Compartilhe  

últimas notícias