Diário de São Paulo
Siga-nos
EXPLORAÇÃO

Petrobras anuncia a descoberta de gás natural em reservatório na Colômbia

A estatal possui uma participação de 44,44%

Petrobras anuncia a descoberta de gás natural em reservatório na Colômbia - Imagem: Reprodução / Agência O Globo / Alexandre Cassiano
Petrobras anuncia a descoberta de gás natural em reservatório na Colômbia - Imagem: Reprodução / Agência O Globo / Alexandre Cassiano

William Oliveira Publicado em 05/08/2024, às 13h53


Nesta segunda-feira (5), a Petrobras anunciou a descoberta de gás natural em um reservatório localizado na bacia de Guajira, na costa da Colômbia.

Segundo a Petrobras, a descoberta foi realizada no poço Uchuva-2 e se trata de uma extensão da presença de gás natural no Uchuva-1. A operação do Uchuva-2 começou no dia 19 de junho.

De acordo com a empresa, a localização do poço possibilita o “desenvolvimento de uma nova fronteira de exploração e produção na Colômbia, reforçando o potencial volumétrico para gás na região”.

Ainda segundo a Petrobras, a exploração do combustível é realizada por meio de um consórcio formado pela empresa como operadora, com uma participação de 44,44%, em parceria com a empresa Petróleos (Ecopetrol), que detém 55,56% de participação.

No momento, as operações para concluir o projeto de perfuração do poço até a profundidade prevista e para caracterizar as condições dos reservatórios encontrados estão em andamento. Um teste está previsto para ocorrer até o final de 2024.

A estatal ainda afirmou que a atuação no Bloco Tayrona é parte da estratégia de longo prazo da companhia para recompor as reservas de petróleo e gás por meio de novas parcerias.

“A atuação da Petrobras no bloco Tayrona está alinhada à estratégia de longo prazo da companhia, visando à recomposição das reservas de petróleo e gás por meio de exploração de novas fronteiras e atuação em parceria, assegurando o atendimento à demanda global de energia durante a transição energética”, afirmou a companhia

Além do Brasil e da Colômbia, a Petrobras também realiza a exploração e a produção de combustíveis na África, América do Norte e América do Sul.

Compartilhe