Diário de São Paulo
Siga-nos

Ministro do Trabalho cobra a implementação de salários dignos

Luiz Marinho declarou que "a ânsia do capital afeta os salários"

Ministério do Trabalho - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Ministério do Trabalho - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Milani Publicado em 13/12/2023, às 08h30


Nessa segunda-feira (11), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, apresentou o lançamento do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes. A iniciativa, fruto da parceria entre o governo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef), visa fortalecer a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho até 2030.

Durante o evento, o ministro destacou as expectativas positivas para o emprego no Brasil em 2023, prevendo a geração de 1,8 milhão de vagas. No entanto, ele ressaltou que o salário médio dos trabalhadores ainda está abaixo do esperado em relação aos lucros das empresas.

Marinho enfatizou a importância de observar a lucratividade de cada grupo econômico e apontou que o problema não reside apenas na carga tributária, mas na busca incessante pelo lucro. Ao comentar sobre a disparidade entre os salários e a ascensão de bilionários no país, o ministro destacou que as empresas poderiam contribuir mais para o pagamento de salários dignos.

Durante o evento, também foi assinado um acordo com empresas e fundações, comprometendo-se com a inclusão produtiva das juventudes em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho até 2030. Marinho ressaltou a importância de envolver as empresas no cumprimento dessa meta e incentivar a colaboração além das exigências legais.

Este pacto visa sensibilizar e responsabilizar as empresas para além das obrigações legais, buscando o engajamento positivo de entidades, CEOs e profissionais de recursos humanos no processo de inclusão produtiva das juventudes.

Por fim, Marinho enfatizou a necessidade de um esforço conjunto para enfrentar os desafios e promover uma inclusão efetiva dos jovens no mercado de trabalho brasileiro.

Compartilhe  

últimas notícias