Diário de São Paulo
Siga-nos
AGRONEGÓCIO

Lula pretende tornar o Brasil independente do exterior

Presidente quer que o país produza mais fertilizantes

Fertilizantes. - Imagem: Freepik
Fertilizantes. - Imagem: Freepik

Marina Roveda Publicado em 11/04/2023, às 08h53


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em seu discurso de posse em 1º de janeiro que o Brasil precisa aumentar a produção de fertilizantes, já que o país atualmente compra 85% do produto do exterior. Especialistas do setor entrevistados pelo G1 apontam que é possível diminuir a dependência do país, mas o Brasil não deve alcançar a independência completa devido ao tamanho do mercado nacional e à escassez de matéria-prima para fertilizantes químicos, que precisam de nitrogênio, potássio e fosfato.

Embora os elementos NPK sejam necessários para todas as plantas, é improvável que o Brasil se torne totalmente autossuficiente em sua produção de fertilizantes. O país lançou o Plano Nacional de Fertilizantes(PNF) no ano passado para ajudar a diminuir a dependência do exterior até 2050, mas o presidente Lula afirmou que o programa será continuado em seu governo.

A produção de fertilizantes no Brasil é prejudicada pela desindustrialização do setor e pela perda de competitividade ao longo de 25 anos, segundo Bernardo Silva, diretor executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert). Ele aponta que o convênio ICMSem 1997 determinou o pagamento de impostos na comercialização de fertilizantes dentro do país, sem aplicar a mesma medida para importação, tornando mais barato importar fertilizantes do que comprar os nacionais. Isso retirou completamente a competitividade da indústria nacional, levando algumas empresas, como a Vale e a Petrobras, a saírem do setor.

Embora o Brasilpossa aumentar sua produção de fertilizantes para diminuir sua dependência do exterior, a produção completa do país é improvável devido à escassez de matéria-prima para fertilizantes químicos. A produção nacional de fertilizantes foi prejudicada pela falta de competitividade do setor, causada pelo convênio ICMSem 1997 que tornou mais barato importar fertilizantes do que comprar os nacionais.

Compartilhe  

últimas notícias