Diário de São Paulo
Siga-nos
CASA PRÓPRIA

'FGTS Futuro' poderá facilitar a aquisição de imóveis pelo programa 'Minha Casa, Minha Vida'

Nova modalidade permitirá beneficiários de baixa renda financiar a casa própria com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Minha Casa, Minha Vida. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Minha Casa, Minha Vida. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Milani Publicado em 14/02/2024, às 09h25


O governo federal está elaborando o lançamento do 'FGTS Futuro' em março, uma modalidade inovadora de utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) voltada para a aquisição da casa própria. Inicialmente, essa opção estará disponível exclusivamente para os beneficiários do programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida", com enfoque nas famílias de baixa renda. A proposta visa realizar um período de teste e, posteriormente, ampliar o acesso a todos os contemplados pelo programa. Embora tenha sido criada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a modalidade ainda aguarda regulamentação pelo Conselho Curador do Fundo, prevista para acontecer também em março.

Essa medida propõe que trabalhadores com carteira assinada possam utilizar a contribuição do empregador em sua conta do FGTS para complementar a renda e obter financiamento habitacional. Dessa forma, os beneficiados terão a opção de escolher um imóvel de valor mais elevado, pagando uma prestação mensal reduzida. Contudo, é crucial destacar que há o risco de que, em caso de demissão, o valor da prestação aumente e o mutuário seja obrigado a arcar com o valor total em dinheiro.

Para viabilizar essa nova modalidade, o FGTS destinou um orçamento de R$ 97,15 bilhões para novas contratações no âmbito do programa "Minha Casa, Minha Vida", além de mais R$ 8,5 bilhões destinados aos trabalhadores que possuem conta no Fundo.

Compartilhe  

últimas notícias