A partir de 1º de outubro, tarifas de energia elétrica no Brasil subirão devido à bandeira tarifária vermelha
Sabrina Oliveira Publicado em 01/10/2024, às 08h38
A partir desta terça-feira (1), os consumidores brasileiros devem se preparar para uma alta na conta de luz. Com a ativação da bandeira tarifária vermelha, os gastos com energia elétrica aumentam, exigindo mais atenção e planejamento das famílias. A mudança representa uma cobrança adicional de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Essa é a primeira vez desde 2021 que a bandeira vermelha, a mais cara do sistema tarifário, é acionada.
O principal motivo para a adoção da bandeira vermelha é o risco hidrológico. Com a baixa previsão de chuvas para os próximos meses, os reservatórios das hidrelétricas ficam comprometidos, reduzindo a capacidade de geração de energia. Além disso, a recente elevação dos preços no mercado de energia elétrica também contribuiu para a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Essa mudança afeta diretamente o bolso dos consumidores, que já lidam com o aumento de outros custos no orçamento. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), a prévia da inflação do IBGE, o custo da energia elétrica residencial já subiu 0,84% em setembro. A tendência é de que esse valor continue a subir com a nova tarifa.
Apesar do aumento ser inevitável, algumas medidas simples podem ajudar a reduzir o impacto no fim do mês. Confira algumas dicas práticas para economizar:
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar ao consumidor o custo real da produção de energia no país, considerando principalmente a situação dos reservatórios das hidrelétricas. Ele funciona de forma semelhante a um semáforo:
Quando as condições de geração de energia estão mais complicadas, como no caso de seca prolongada ou baixa nos reservatórios, o custo de produção aumenta, e as usinas termelétricas (mais caras) são acionadas. Esse custo é repassado ao consumidor na forma de bandeira tarifária mais alta.
Com a previsão de chuvas abaixo da média, a expectativa é de que a bandeira vermelha permaneça vigente nos próximos meses. Para os consumidores, isso significa que é fundamental redobrar os cuidados e manter os hábitos de economia mesmo que o consumo pareça inofensivo no dia a dia. Além de reduzir os gastos, economizar energia é uma atitude sustentável, ajudando a preservar os recursos naturais e evitando a sobrecarga do sistema elétrico.
Leia também
Sabará e Tassio tiram Pablo Marçal do segundo turno
‘Ilha da Tentação’; novo reality de traição estreia no Prime Vídeo e coloca relacionamentos à prova
BOMBA! Andressa Urach revela se já fez sexo com o próprio filho
Carnaval: 11 ideias de fantasias criativas (e baratas) para crianças
São Paulo se prepara para frente fria inesperada após dias quentes
Após derrota de Pablo Marçal, dono de clínica usada para laudo falso se pronuncia
São Paulo se prepara para frente fria inesperada após dias quentes
Em comício, Musk declara que apenas Trump pode "preservar a democracia na América"
Denúncias de racismo dobram no Brasil em um ano
Polícia Civil de SP faz maior apreensão de drogas do ano: mais de uma tonelada