A partir de outubro, aumento na conta de luz trará impacto significativo ao bolso das famílias

Sabrina Oliveira Publicado em 30/09/2024, às 09h22
A partir desta terça-feira (30), os consumidores de energia elétrica no Brasil sentirão um aumento significativo em suas contas de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária aplicada neste mês será a vermelha patamar 2, o nível mais caro do sistema de bandeiras tarifárias. Isso significa uma cobrança adicional de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos.
Esse é o primeiro aumento desse tipo desde agosto de 2021, quando a bandeira vermelha foi acionada pela última vez. A principal razão para o reajuste, segundo a Aneel, é o risco hidrológico enfrentado pelo país, ou seja, a previsão de chuvas insuficientes para os reservatórios das hidrelétricas, que são responsáveis pela maior parte da geração de energia no Brasil.
Além disso, o aumento do preço da energia no mercado também influenciou na decisão de acionar a bandeira vermelha. O impacto será sentido principalmente pelas famílias que já estão lidando com a alta no custo de vida e os efeitos da inflação.
O aumento na tarifa de energia elétrica também afetou diretamente o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), uma prévia da inflação divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No mês de setembro, o índice registrou uma alta de 0,13%, impulsionada principalmente pela elevação nos preços da energia elétrica residencial, que vinha de uma queda de 0,42% e registrou um aumento significativo de 0,84%.
Com a entrada em vigor da bandeira vermelha patamar 2, a tendência é que os preços da energia elétrica continuem a pressionar a inflação nos próximos meses, afetando o custo de outros bens e serviços que dependem diretamente do consumo de eletricidade.
Para os consumidores, o reajuste nas contas de luz representa mais um desafio no controle do orçamento doméstico. Com o aumento, muitos terão que rever seus hábitos de consumo de energia para evitar um impacto ainda maior no final do mês. Medidas simples, como o uso consciente de eletrodomésticos e a redução do tempo de uso de equipamentos eletrônicos, podem ajudar a mitigar o efeito do aumento.
Além disso, especialistas recomendam atenção ao consumo nos horários de pico, quando a energia costuma ser mais cara.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa

TSE manda apagar posts de integrantes do PT que relacionavam Flávio Bolsonaro ao Comando Vermelho

Ou você faz política ou você faz guerra

"Muito volátil", diz Trump; eleição no Brasil seria seu próximo grande desafio

Negociações climáticas em Bonn encerram etapa sem texto final aprovado