Diário de São Paulo
Siga-nos
Veja Como Realizar Processo

Consulta para o último lote de restituição do IR já está disponível; veja como fazer

Receita Federal abre consulta para os contribuintes que devem receber R$ 1,03 bilhão

Mais de 500 mil contribuintes podem consultar se receberão sua restituição - Imagem: Reprodução / Juca Varella / Agência Brasil
Mais de 500 mil contribuintes podem consultar se receberão sua restituição - Imagem: Reprodução / Juca Varella / Agência Brasil

Sabrina Oliveira Publicado em 23/09/2024, às 10h21


A Receita Federal liberou nesta segunda-feira a consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2024. A partir das 10h, cerca de 511 mil contribuintes poderão verificar se receberão a restituição, que totaliza R$ 1,03 bilhão. Desse montante, cerca de 40% será destinado a contribuintes com prioridade, como idosos, pessoas com deficiência física ou mental e aqueles cuja principal fonte de renda seja o magistério.

Além disso, o Rio Grande do Sul recebe atenção especial, devido às recentes enchentes que afetaram o estado. Aproximadamente 86 mil contribuintes gaúchos, que regularizaram sua situação em julho, foram incluídos na lista de prioridades. No mês anterior, mais de 47 mil contribuintes do estado já haviam sido contemplados, inclusive com restituições de anos anteriores.

A Receita Federal ressaltou que contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF têm prioridade no recebimento. Isso se reflete nos 201.381 contribuintes que declararam o Pix e que estão entre os beneficiados. Para quem não forneceu essa informação, ainda há 106.289 contribuintes que serão contemplados, independentemente de se enquadrarem em categorias prioritárias.

Como consultar?

A consulta pode ser realizada no site da Receita Federal, na seção "Meu Imposto de Renda". Também é possível verificar a restituição por meio do aplicativo da Receita, disponível para smartphones e tablets. O pagamento das restituições será feito no dia 30 de setembro, diretamente na conta bancária ou na chave Pix cadastrada no momento da declaração. Caso o contribuinte não receba o valor na conta indicada, o montante ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Nesse período, é possível agendar o crédito em qualquer conta bancária pelo Portal BB ou pelos números de atendimento do banco.

Se o contribuinte deixar de resgatar o valor após esse período, poderá solicitar a restituição no Portal e-CAC da Receita Federal. Para isso, basta acessar a área "Declarações e Demonstrativos" e seguir as instruções para requerer a restituição não resgatada na rede bancária.

Compartilhe