Receita Federal abre consulta para os contribuintes que devem receber R$ 1,03 bilhão
Sabrina Oliveira Publicado em 23/09/2024, às 10h21
A Receita Federal liberou nesta segunda-feira a consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2024. A partir das 10h, cerca de 511 mil contribuintes poderão verificar se receberão a restituição, que totaliza R$ 1,03 bilhão. Desse montante, cerca de 40% será destinado a contribuintes com prioridade, como idosos, pessoas com deficiência física ou mental e aqueles cuja principal fonte de renda seja o magistério.
Além disso, o Rio Grande do Sul recebe atenção especial, devido às recentes enchentes que afetaram o estado. Aproximadamente 86 mil contribuintes gaúchos, que regularizaram sua situação em julho, foram incluídos na lista de prioridades. No mês anterior, mais de 47 mil contribuintes do estado já haviam sido contemplados, inclusive com restituições de anos anteriores.
A Receita Federal ressaltou que contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF têm prioridade no recebimento. Isso se reflete nos 201.381 contribuintes que declararam o Pix e que estão entre os beneficiados. Para quem não forneceu essa informação, ainda há 106.289 contribuintes que serão contemplados, independentemente de se enquadrarem em categorias prioritárias.
Como consultar?
A consulta pode ser realizada no site da Receita Federal, na seção "Meu Imposto de Renda". Também é possível verificar a restituição por meio do aplicativo da Receita, disponível para smartphones e tablets. O pagamento das restituições será feito no dia 30 de setembro, diretamente na conta bancária ou na chave Pix cadastrada no momento da declaração. Caso o contribuinte não receba o valor na conta indicada, o montante ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Nesse período, é possível agendar o crédito em qualquer conta bancária pelo Portal BB ou pelos números de atendimento do banco.
Se o contribuinte deixar de resgatar o valor após esse período, poderá solicitar a restituição no Portal e-CAC da Receita Federal. Para isso, basta acessar a área "Declarações e Demonstrativos" e seguir as instruções para requerer a restituição não resgatada na rede bancária.
Leia também
BOMBA! Andressa Urach revela se já fez sexo com o próprio filho
Sob risco de fiasco, Bolsonaro abandona candidatos na reta final
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
‘Ilha da Tentação’; novo reality de traição estreia no Prime Vídeo e coloca relacionamentos à prova
Idosa leva golpe de quase mil reais no litoral de São Paulo
Descubra e aplique os segredos do sucesso dos melhores palestrantes
Operação em Pindamonhangaba prende dois e apreende grande quantidade de drogas
Criança sofre convulsão após agressão brutal em escola
SP Amplia Segurança no Verão com 600 Guarda-Vidas Adicionais para Praias e Represas
Polícia civil fecha central de golpes bancários e investiga quadrilha especializada em fraudar idosos