Diário de São Paulo
Siga-nos
SERASA

Compras em supermercados respondem por 59% das dívidas de cartão de crédito dos brasileiros

Aquisições de bens duráveis e vestuário representam a segunda maior parcela de dívidas

Cartão de crédito. - Imagem: Reprodução | Pixabay
Cartão de crédito. - Imagem: Reprodução | Pixabay

Marina Roveda Publicado em 16/11/2023, às 07h44


Uma pesquisa conduzida pelo Serasa revelou que a maioria das dívidas de cartão de crédito entre os brasileiros (59%) tem origem em compras realizadas em supermercados. O levantamento, intitulado "Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023", também destacou outras fontes significativas de dívidas com cartão de crédito.

  1. Supermercados (59%): As compras cotidianas em supermercados lideram como a principal causa de endividamento por meio de cartão de crédito.

  2. Produtos como Roupas, Calçados e Eletrodomésticos (46%): Aquisições de bens duráveis e vestuário representam a segunda maior parcela de dívidas.

  3. Gastos com Remédios e Tratamentos Médicos (37%): Despesas relacionadas à saúde ocupam a terceira posição nas origens das dívidas de cartão.

Apesar do aumento nas dívidas de cartão de crédito, que afetam 55% dos brasileiros endividados em 2023, o estudo destaca um índice de esperança crescente entre os endividados. Esse índice, que mede a confiança das pessoas em honrar suas dívidas, cresceu 4 pontos percentuais em comparação ao ano anterior.

A pesquisa foi realizada em outubro e envolveu 11.541 pessoas maiores de 18 anos, abrangendo todas as regiões do Brasil, com uma divisão equitativa de gênero (52% homens e 48% mulheres). O estudo destaca que o retorno à rotina fora de casa contribuiu para um aumento nos gastos com cartão de crédito.

Compartilhe  

últimas notícias