Diário de São Paulo
Siga-nos
SAQUES

Bancos iniciam padronização de termos nos extratos a partir de hoje

A partir de hoje, os termos nos extratos bancários serão padronizados pela Febraban, começando com saques e depósitos

Imagem ilustrativa de caixa eletrônico - Imagem: Reprodução / Freepik
Imagem ilustrativa de caixa eletrônico - Imagem: Reprodução / Freepik

Sabrina Oliveira Publicado em 08/07/2024, às 12h22


A partir desta segunda-feira (8), os termos utilizados nos extratos bancários passarão por uma padronização, conforme anunciado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Inicialmente, a mudança abrange as operações de saque e depósito, mas posteriormente incluirá outras transações financeiras.

Com a nova nomenclatura, operações como o "depósito de cheque no ATM", que algumas instituições financeiras descrevem assim quando o cliente deposita cheque nos caixas eletrônicos, passam a ser apresentadas nos extratos como "DEP CHEQUE ATM". Da mesma forma, os saques realizados no caixa convencional da agência com o cartão da conta serão registrados como "SAQUE DIN CARTAO AG".

Segundo Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban, essa padronização visa tornar as informações mais acessíveis aos clientes, especialmente aqueles que têm contas em várias instituições financeiras.

Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre eles para um mesmo tipo de operação financeira", destacou Faria.

 A padronização também promete simplificar o gerenciamento de múltiplas contas bancárias e facilitar a compreensão dos clientes sobre suas transações bancárias, reduzindo a confusão causada pela diversidade de termos utilizados por diferentes bancos.

Compartilhe  

últimas notícias