Diário de São Paulo
Siga-nos

Apagão é histórico e ainda não foi resolvido

Especialista Jason Vieira atribuiu blecaute a ‘melhora da atividade econômica’

Apagão - Imagem: Reprodução | UOL
Apagão - Imagem: Reprodução | UOL

Marina Roveda Publicado em 16/08/2023, às 08h18


Na esteira de um apagão que deixou 25 estados brasileiros e o Distrito Federal sem energia por seis horas, especialistas alertam que o problema elétrico do Brasil é uma questão persistente que até agora não recebeu solução adequada. O renomado economista Jason Vieira enfatizou que os apagões frequentes, independentemente de sua extensão, estão profundamente enraizados no sistema elétrico nacional, e a situação parece não ter sido corrigida ao longo dos anos.

O episódio recente de falta de energia, confirmado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), destaca as vulnerabilidades que persistem no setor. Não apenas a dimensão geográfica do blecaute, que afetou uma vasta área do país, mas também sua duração realçam a fragilidade da infraestrutura elétrica.

Vieira, ao comentar a situação, afirmou que sempre que há um aumento nas atividades econômicas, os problemas do sistema elétrico se tornam evidentes. Ele destacou a necessidade de investimentos substanciais para melhorar e modernizar a infraestrutura, evitando a repetição constante de cenários como o apagão recente.

Essa não é a primeira vez que o Brasilenfrenta um blecaute em larga escala. Um fator recorrente é a dependência das hidrelétricas, que muitas vezes não conseguem lidar com picos de demanda, especialmente em tempos de crescimento econômico. O especialista lembrou que o governo anterior, sob a gestão de Jair Bolsonaro, recorreu às termoelétricas para suprir a lacuna de energia, resultando em custos mais altos devido aos preços do petróleo na época.

O incidente também reacendeu as preocupações sobre a segurança e a confiabilidade do sistema elétrico brasileiro. A Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estão investigando se o apagão teve origem em ações humanas. Essa questão realça a necessidade de fortalecer a infraestrutura elétrica e adotar medidas para garantir a segurança do sistema.

Compartilhe  

últimas notícias