Diário de São Paulo
Siga-nos
Economia

Aluguéis residenciais aumentam 1,79% em fevereiro; aponta FGV

Este dado sucede um aumento de 4,34% registrado em janeiro

Aluguéis residenciais aumenta 1,79% em fevereiro; aponta FGV - Imagem: reprodução freepik
Aluguéis residenciais aumenta 1,79% em fevereiro; aponta FGV - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 06/03/2024, às 19h18


Nesta quarta-feira (6), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) divulgou que os aluguéis residenciais aumentaram1,79% em fevereiro. Este dado sucede um aumento de 4,34% registrado em janeiro. Essas informações são provenientes do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR).

Conforme informa o portal CNN, nos últimos 12 meses até fevereiro, o índice de aluguéis residenciais aumentou 8,38%, comparado a um aumento de 7,6% nos 12 meses anteriores até janeiro.

Val ressaltar que o IVAR foi desenvolvido para acompanhar mensalmente a variação dos preços dos aluguéis de residências no mercado imobiliário brasileiro. Ele se baseia em dados retirados de contratos firmados entre proprietários e inquilinos, com o auxílio de empresas especializadas na administração de imóveis.

Além disso, a FGV obtinha dados sobre aluguéis residenciais a partir de anúncios de imóveis disponíveis para locação, não refletindo necessariamente os valores negociados efetivamente. Em relação aos resultados das quatro capitais incluídas no índice da FGV, o preço dos aluguéis em São Paulo subiu de 3,66% em janeiro para 2,95% em fevereiro.

No Rio de Janeiro, o índice passou de um aumento de 1,29% para uma alta de 3,63% no período. Em Belo Horizonte, houve uma queda de 0,16% para um aumento de 6,41%. Já em Porto Alegre, o índice mudou de um aumento de 9,86% para uma redução de 3,9%.

No acumulado dos últimos 12 meses, os aluguéis subiram 6,61% em São Paulo, 11,01% em Belo Horizonte, 8,64% no Rio de Janeiro e 8,36% em Porto Alegre.

Compartilhe  

últimas notícias