Diário de São Paulo
Siga-nos
Economia

25% dos celulares vendidos no Brasil são irregulares, aponta Abinee

Esses dados são baseados em um levantamento realizado pela empresa de pesquisa de mercado IDC

25% dos celulares vendidos no Brasil são irregulares, aponta Abinee - Imagem: reprodução freepik
25% dos celulares vendidos no Brasil são irregulares, aponta Abinee - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 26/03/2024, às 16h47


A Associação de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Abinee) divulgou nesta terça-feira (26), que o número de celulares vendidos ilegalmente no Brasil aumentou significativamente em apenas um ano. Esses dados são baseados em um levantamento realizado pela empresa de pesquisa de mercado IDC.

“A quantidade de aparelhos ilegais passou de 10% do mercado total de telefones celulares no Brasil em 2022 para 25% no último trimestre de 2023, fechando o ano com um total de 6,2 milhões de unidades vendidas no país, de forma ilegal”, ressaltaou a Abinee em comunicado à imprensa.

Conforme informa o portal CNN, a instituição alega que aproximadamente 90% dos smartphones contrabandeados atualmente no Brasil são vendidos através de plataformas de comércio online, a preços 38% mais baixos do que os praticados no mercado oficial.

“Trata-se de uma prática que está se generalizando e tomando proporções inaceitáveis”, explicou Humberto Barbato, presidente da Abinee, no comunicado. “Precisamos de ações mais enérgicas por parte do governo para coibir esta prática”, concluiu . 

Segundo a Abinee, em 2024, o governo federal perderá cerca de R$4 bilhões em receita devido à evasão fiscal. Além disso, a instituição também declarou que apenas uma fiscalização rigorosa dos marketplaces pode deter essa prática irregular, porém não mencionou especificamente nenhum nome de marketplace no comunicado.

Compartilhe  

últimas notícias