Diário de São Paulo
Siga-nos

Repasses do Ministério das Cidades para prevenção a enchentes caem 8%

Os dados da pasta, obtidos com exclusividade pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), apontam que, ao longo dos nove primeiros meses de

Repasses do Ministério das Cidades para prevenção a enchentes caem 8%
Repasses do Ministério das Cidades para prevenção a enchentes caem 8%

Redação Publicado em 19/10/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h57


É a menor quantidade em sete anos, segundo levantamento da GloboNews. Repasse para SP aumentou 28%.

Os repasses do Ministério das Cidades aos municípios de todo o país para a adoção de medidas contra enchentes registraram, entre janeiro e setembro deste ano, o valor mais baixo para o período dos últimos sete anos. Em São Paulo houve, do ano passado para cá, aumento de 28% nos repasses para municípios paulistas.

Os dados da pasta, obtidos com exclusividade pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), apontam que, ao longo dos nove primeiros meses de 2018, a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, órgão do Ministério das Cidades, repassou aos municípios brasileiros R$ 115,4 milhões, valor 8% inferior aos 125,6 milhões de repasses contabilizados entre janeiro e setembro de 2017.

É com esse dinheiro que municípios tentam realizar um adequado manejo de águas das chuvas, como o controle de enchentes, por exemplo.

“Essa diminuição demonstra uma concepção equivocada do papel das cidades na questão climática. Sem receber recursos, as cidades não têm como mitigar consequências dessas mudanças climáticas extremas”, disse Ricardo Young, presidente do Conselho Diretor do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e integrante do Instituto de Estudos Avançados da USP na cátedra Cidades Globais.

“As fortes chuvas paralisam as cidades, ilham as pessoas, desconectam todo o sistema de transporte público. As cidades estão cada vez mais sobrecarregadas, com uma série de serviços públicos que não dão conta de fazer, sem a contrapartida de recursos”, disse

Compartilhe