Diário de São Paulo
Siga-nos

‘New York Times’ diz que torcida brasileira não tem etiqueta esportiva

Segundo a reportagem, que aparece em destaque na primeira página do site, os pedidos de “Silêncio! Shh!” podem ser ouvidos em diversas disputas, desde no

‘New York Times’ diz que torcida brasileira não tem etiqueta esportiva
‘New York Times’ diz que torcida brasileira não tem etiqueta esportiva

Redação Publicado em 09/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 13h51


Os Jogos da Rio 2016 mal começaram e o comportamento da torcida brasileira já é discutido entre os estrangeiros. O jornal americano “New York Times” publica nesta segunda-feira (8) que “a exuberância dos fãs locais” está se chocando com os pedidos de silêncio por parte dos atletas e de funcionários da organização dos jogos.

Segundo a reportagem, que aparece em destaque na primeira página do site, os pedidos de “Silêncio! Shh!” podem ser ouvidos em diversas disputas, desde no tênis de mesa até na natação e no vôlei de praia. “Enquanto cada esporte tem seu próprio costume de quando é apropriado torcer e quando o silêncio é esperado, nada disso se aplica aqui”, escreve o repórter Andrew Keh, no Rio de Janeiro.

O comportamento da torcida é mais impressionante nas partidas de tênis de mesa, segundo ele, onde os atletas dão valor ao silêncio, que os permite ouvir o som que a bola faz ao bater na raquete do adversário e reagir de maneira mais adequada.

A partida disputada pelo brasileiro Hugo Calderano contra Tang Peng, de Hong Kong, foi citada como um exemplo de “cenas incomuns” que foram vistas no último final de semana: a torcida gritava a cada vez que o brasileiro acertava um ponto e que Tang errasse. Comemorar o erro do adversário não é comum no esporte, como disse ao repórter a mesa-tenista espanhola Galia Dvorak, que enfrentou Gui Lin, representante do Brasil.

No Twitter, enquanto assista a Calderano, o repórter comentou: “Hugo Calderano está jogando agora, e o pavilhão de tênis de mesa parece um estádio de futebol”.

A BBC também publicou nesta segunda uma reportagem em que cita a repercussão sobre a torcida brasileira em outros veículos da imprensa internacional e nas redes sociais.

Compartilhe  

últimas notícias