Diário de São Paulo
Siga-nos
Piracicaba

Milhares de seguidores, 'publis' e presentes: os bastidores dos perfis de 'pet influencers' de Piracicaba

O g1 conversou com donos de cães famosos de Piracicaba (SP), que revelaram os bastidores da fama nas redes, a rotina de produção de conteúdo e os luxos de ser um pet blogueiro.

Milhares de seguidores, 'publis' e presentes: os bastidores dos perfis de 'pet influencers' de Piracicaba - Imagem: reprodução grupo bom dia
Milhares de seguidores, 'publis' e presentes: os bastidores dos perfis de 'pet influencers' de Piracicaba - Imagem: reprodução grupo bom dia

G1 Publicado em 04/09/2022, às 12h42


Uma vida de luxo: presentes, parceria com grandes marcas, "publis", fotos com fãs e milhares de seguidores. Essa é a realidade de cães que fazem sucesso na internet, os chamados "pet influencers". São perfis nas redes sociais nos quais os tutores dos animais publicam fotos e vídeos dos bichinhos, mostram a rotina e produzem conteúdo voltado para esse nicho de mercado - que vem crescendo nos últimos anos.

g1 conversou com donos de cães famosos de Piracicaba (SP), que revelaram os bastidores da fama nas redes.

É o caso das pugs Ellie e Emmy e da poodle gigante Elga. Com 46 mil seguidores no Instagram, o trio faz sucesso por onde passa. A empresária Gabriele Sperandio, tutora dos bichinhos, é quem comanda o perfil, que existe há seis anos.

Tudo começou quando ela perdeu fotos da Ellie filhote. "Aí eu decidi começar a fazer como se fosse um álbum de fotos no Instagram. Só que comecei a ter mais conhecimento, e a postar conteúdo, começou a 'entrar' seguidor, por conta de fazer esse álbum de fotos", explicou.

Ellie e Emmy, pugs 'pet influencers' de Piracicaba — Foto: Gabriele Sperandio/Arquivo pessoal
Ellie e Emmy, pugs 'pet influencers' de Piracicaba 

No início ela não imaginou que ia virar algo sério, profissional, mas o perfil decolou. "Começou a crescer de verdade quando eu peguei a Emmy, que eu fazia como se fossem gêmeas. Eu vestia igual, colocava laço igual", lembrou.

Por último, chegou a Elga na família - e também passou a fazer parte do perfil nas redes sociais. A poodle gigante hoje chama atenção por onde passa, segundo Gabriele.

É o mesmo caso da Joy e da Pepper, duas spitz alemão. A tutora Maíra Bonini conta que começou a postar as fotos de forma despretensiosa e hoje o perfil, com cerca de 11,5 mil seguidores, fala sobre adestramento positivo e a rotina das duas cachorrinhas.

"O foco do perfil hoje é sobre bem estar animal. Então eu falo sobre o adestramento positivo, que é aquele que respeita o animal, as emoções dele. Até para conscientizar sobre isso. Sobre enriquecimento ambiental, sobre lugares pet friendly que a gente vai."

Leonardo Henrique Duarte, tutor da vira-lata Vitória, do Chopp e da Fanny, dois border collie, também faz sucesso nas redes. Com 116 mil seguidores no perfil pessoal e mais 4,2 mil no perfil da Vitória, ele expõe a rotina e o dia a dia com os cãezinhos nas duas redes.

"O perfil tem a intenção de mostrar para as pessoas o quanto um passeio, uma viagem, um restaurante etc. podem ser mais divertidos com os pets. Eu gosto de mostrar essa realidade de pai de pet", afirmou.

Publi, permuta, recebidinhos...

Com o aumento do sucesso, os pet influencers passam a fazer até publicidade, as famosas "publis", permutas e recebem presentes de várias marcas. "As marcas procuram, entram em contato e mandam produto, e dependendo do que eles precisam é só o produto [permuta] ou é o produto e um pagamento", contou Gabriele.

Segundo ela, o foco atual é fazer publicidade de locais "pet friendly", ou seja, que aceitam pets. Atualmente, o volume de publicidades que elas fazem já é suficiente para pagar tudo que elas precisam.

"Eu não estou tendo despesa quase com elas, porque tem um parceiro para cada coisa. Já não estou tendo despesa e quando tem uma 'publi' ainda entra um extra", contou. "Elas estão se bancando", brincou.

Também é o caso de Joy e Pepper. Maíra contou que elas também ganham vários presentes e fazem "publis" para grandes marcas. Elas já ganharam desde bandanas, kits de higiene oral, coleiras, brinquedos, até acessórios e voucher de lojas.

"Deve fazer uns dois anos que a gente não compra brinquedos, que a gente ganha só. Às vezes eu compro um ou outro porque eu vejo na loja e gosto, mas não precisaria", disse.

No caso do Leo, as publicidades são com vários segmentos: "Tenho grandes parceiros, desde restaurantes e hotéis até clínica veterinária", afirmou. A rentabilidade vem naturalmente, mas ele disse que não enxerga isso como um comércio.

Rotina de celebridade

Mas a vida de pet influencer não é fácil não, viu? Tem que trabalhar. Para que os perfis façam sucesso, é preciso muita dedicação dos tutores e dos animais. Ellie, Emmy, Elga, Joy e Pepper foram ensinadas desde cedo a se comportarem e se acostumaram com fotos e vídeos.

"Desde pequenas eu ensinei a sentar, parar para tirar foto, usar acessórios. O que precisa para elas é muito tranquilo... Ser sociável, fazer presença em eventos, é super tranquilo. É só colocar um paninho no chão que elas já vão sentar", contou Gabriele.

No caso das spitz, Maíra usa comandos básicos para ajudar na rotina de fotos. "A gente usa os comandos de 'senta' e de 'fica' para fazer as fotos. A Pepper no começo era mais difícil, porque ela é bem agitada, ela é bem bagunceira. Mas com o tempo ela aprendeu. E uma coisa que eu faço é de não forçar. Por exemplo, elas não gostam muito de usar laço, então esse tipo de foto eu já nem tenho, porque elas não usam", afirmou.

As duas tutoras contam que costumam planejar tudo que será postado, para que os perfis fiquem organizados. Além da rotina de fotos e vídeos, as cachorrinhas também têm um dia a dia agitado, cheio de atividades.

Joy e Pepper posam para foto durante passeio em Piracicaba — Foto: Maíra Bonini/Arquivo pessoal
Joy e Pepper posam para foto durante passeio em Piracicaba

"Eu faço manejo alimentar, tem enriquecimento ambiental, tem atividades para elas... Uma vez por semana elas vão para a creche e sempre no final de semana tem passeio, independente de ser fora da cidade ou não, levo para algum lugar", afirmou Gabriele.

O Leo conta que já foi reconhecido na rua como "pai" da Vitória. "As primeiras vezes que fui reconhecido em algum lugar como pai da Vitória foram marcantes. Também já aconteceu de alguns famosos me pegarem de surpresa compartilhando posts meus", lembrou.

A poodle gigante Elga também faz sucesso por onde passa. Gabriele costuma levá-la a restaurantes e passeios que aceitam pets e várias pessoas pedem para tirar fotos.

"Já foram reconhecidas, e geralmente é a Elga. Pessoal fala 'a cachorra blogueira'. Muita gente pede para tirar foto na rua", contou Gabriele.
Pet influencer Elga posa para foto em Piracicaba — Foto: Gabriele Sperandio/Arquivo pessoal
Pet influencer Elga posa para foto em Piracicaba 

Projetos solidários

Mas nem só de publi vive uma celebridade, não é? Gabriele aproveitou que as cachorrinhas são sociáveis e tranquilas e as inscreveu em um projeto social, o Projeto Cãopanheiro.

"Uma vez por semana a gente faz uma visita no Hospital dos Fornecedores de Cana, e faz também no Lar dos Velhinhos, mas ainda não está tendo por conta da pandemia. O animal que está apto, que tem um perfil mansinho, faz as visitas."

O projeto é focado na terapia assistida por cães, ou cinoterapia, para ajudar na recuperação de pacientes, por exemplo.

A Vitória também tem um projeto solidário. Leonardo criou uma marca de rações em que parte das vendas são convertidas para ajudar animais resgatados, assim como a própria Vitória, que chegou na vida do Leo depois de ser resgatada.

Segundo o tutor, ela foi encontrada atropelada em uma rodovia. Ele tirou a cachorrinha da pista e cuidou dela até que ficasse boa, e hoje ela é o xodó do Leo.

Compartilhe  

últimas notícias