Diário de São Paulo
Siga-nos

Inverno no estado de SP deve ter chuvas abaixo da média e temperaturas amenas

O inverno começa à 0h32 desta segunda-feira (21) em todo o país e, no estado de São Paulo, assim como na região Sudeste, a previsão é de chuvas abaixo da

Inverno no estado de SP deve ter chuvas abaixo da média e temperaturas amenas
Inverno no estado de SP deve ter chuvas abaixo da média e temperaturas amenas

Redação Publicado em 21/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h28


O inverno começa à 0h32 desta segunda-feira (21) em todo o país e, no estado de São Paulo, assim como na região Sudeste, a previsão é de chuvas abaixo da média e de temperaturas amenas.

A estação mais seca do ano chega em um cenário de preocupação com o nível dos reservatórios. Cinco estados brasileiros, entre eles São Paulo, enfrentam o que já é considerada a pior seca em 91 anos, de acordo com um comitê de órgãos do governo federal, que emitiu pela primeira vez na história um alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro.

O outono, que se despediu neste domingo (20), já teve menos chuvas que o esperado na capital paulista, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O acumulado total de chuva foi de 124,2 mm, volume que representa somente 52% da média estimada para o período.

Para o inverno de 2021, o Inmet prevê um regime de chuva entre normal e abaixo da média em todas as regiões do estado. Pela média histórica, o mês mais seco é agosto, com média de apenas 36 mm de precipitação em seus 31 dias.

Já os termômetros devem ficar ligeiramente acima da média do estado, com temperaturas mais amenas. Ainda assim, no inverno estão previstas duas frentes frias que podem provocar quedas acentuadas de temperatura, sobretudo no sul e sudoeste do estado de São Paulo.

Nesta segunda-feira (21), primeiro dia da nova estação, o sol aparece entre nuvens, mas o termômetro não deve marcar mais de 21ºC, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo. O período da noite pode ter chuvas isoladas.

Média das temperaturas mínimas e máximas no inverno de SP:

  • Junho: 13ºC – 22,6ºC
  • Julho: 12,3ºC – 22,3ºC
  • Agosto: 13,1ºC – 24,1ºC

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias