Diário de São Paulo
Siga-nos
Surpreendente

IMAGENS - maior peixe do mundo é encontrado no litoral brasileiro

O animal pesava cerca de 12 toneladas e não é encontrado em costas brasileiras com frequência

IMAGENS - maior peixe do mundo é encontrado no litoral brasileiro - Imagem: divulgação / Projeto Baleia Jubarte e Instituto Orca
IMAGENS - maior peixe do mundo é encontrado no litoral brasileiro - Imagem: divulgação / Projeto Baleia Jubarte e Instituto Orca

Nathalia Jesus Publicado em 30/03/2023, às 11h09


Um tubarão-baleia de 12 toneladas foi encontrado morto por moradores na Baía de Vitória, no Espírito Santo, na última segunda-feira (27). Segundo o projeto Baleia Jubarte, técnicos no Instituro Orca avaliaram que o animal era da espécie Rhincodon typus, considerada o maior peixe do mundo e com ocorrências raras de encalhe.

De acordo com o projeto, foi confirmado também que o animal encontrado no Espírito Santo era uma fêmea adulta com 11,6 metros de comprimento. A carcaça do peixe, que estava em um avançado estado de decomposição, foi rebocada nesta terça-feira (28) até um estaleiro de Vila Velha.

No local, foi realizada a necropsia do tubarão-baleia para ajudar os pesquisadores a entenderem hábitos e impactos que a espécie possa sofrer, além de contribuir para o conhecimento científico e para a conservação da espécie, de acordo com informações do g1.

O exame apontou que o animal estava aparentemente saudável e bem nutrido, com uma significativa faixa de gordura e o exame do estômago indicou que estava se alimentando normalmente.

Ainda segundo a necrópsia, não foi encontrado nenhum material estranho, como plásticos e borrachas, comuns nos lixos oceânicos, e nem marcas que sugerissem que tenha ficado preso em algum equipamento de pesca ou que tenha sido atropelado por alguma embarcação.

O projeto informou que foram coletadas amostras de tecidos do tubarão-baleia, que serão submetidos a exames posteriores para a identificação de possíveis infecções, doenças ou contaminação.

De acordo com o Baleia Jubarte, ao final da necrópsia o animal será enterrado em algum local apropriado que será providenciado pela Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha.

tubarao-baleia-brasil
Tubarão-baleia é encontrado na Baía de Vitória, no Espírito Santo. Imagem: divulgação / Projeto Baleia Jubarte e Instituto Orca
tubarao-baleia-toneladas
Exames constataram que o animal se trata de um tubarão-baleia, considerado o maior peixe do mundo. Imagem: divulgação / Projeto Baleia Jubarte e Instituto Orca
Compartilhe  

últimas notícias