Diário de São Paulo
Siga-nos

Apple anuncia novo visual, digitação por voz e outras mudanças no iPhone; confira

Veja quais modelos não serão mais compatíveis com a nova atualização

Divulgação/App
Divulgação/App

Redação Publicado em 07/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 19h07


A Apple anunciou na segunda-feira (6) na WWDC 2022 que a sua marca de celulares iPhone vai passar por uma série de mudanças com a nova versão de seu sistema operacional iOS 16.

A companhia estimou que as atualizações devem chegar aos iPhones em setembro deste ano. O iOS 16 terá compatibilidade com os modelos a partir do iPhone 8. O iPhone SE (2022), lançado recentemente, também receberá as novidades do sistema.

Entre as principais alterações estão: uma nova função para a tela de bloqueio, que poderá ser personalizada pelo próprio usuário. A ferramenta de fotos também será aprimorada, e o sistema contará com funções especiais para os pais monitorarem as imagens armazenadas nos dispositivos das crianças.

Saiba mais sobre as inovações reservadas para os iPhones:

1. Visual moderno

O iOS 16 fará indicações de estilos (como filtros e cores) e de imagens do próprio app Fotos.

O usuário pode personalizar a tela inicial do smartphone, como por exemplo, reduzir o tamanho do relógio, adicionar widgets e fazer mudanças nas fontes.

2. Notificações

Com o novo sistema operacional, os usuários perceberão que o funcionamento das notificações passarão por mudanças.

Em primeiro lugar, elas se apresentaram de modo mais discreto, sem incomodar o usuário com sons vibrantes e agudos. E estarão localizadas no canto inferior da tela, para não poluírem totalmente a interface e outras informações que podem ser úteis ao usuário.

3. Lado profissional e pessoal

No modo foco, o usuário poderá configurar um modo pessoal e do trabalho, criando uma tela inicial para cada necessidade e circunstância. Assim, certas janelas podem ficar visíveis apenas na área de trabalho da preferência do usuário.

Divulgação

iOS 16 promete mudanças no visual da tela principal dos modelos de iPhone compatíveis / Imagem: Divulgação – Apple

4. App de mensagens

No app Mensagens (que roda o iMessage), haverá um novo sistema, que permitirá ao usuário editar mensagens que já foram enviadas ou cancelar o envio de determinado texto, em caso de erro de digitação.

5. Digitação por voz

O recurso de digitação por voz terá pontuação automática e outras ferramentas que prometem facilitar a vida do usuário quando for editar um texto. Além disso, as inovações serão aplicadas também ao teclado.

6. Praticidade com novas funções

O Live Text (que permite copiar textos de uma imagem) se tornou mais dinâmico. Com ele, o usuário poderá copiar itens de uma foto ou vídeo com texto. Além de outras ferramentas que podem ser de grande valia em certas circunstâncias, como a conversão de moedas, que permitirá ao usuário descobrir certos valores com apenas um toque sobre o item.

7. Segurança de dados

Para aumentar a segurança do usuário e a sua privacidade, o sistema Safety Check permitirá mudanças no acesso aos dados de terceiros, no caso de abusos. Isso pode ser útil para casais que gostam de compartilhar senhas e configurações.

A função permite também o encerramento do compartilhamento de localização e o desligamento das permissões de privacidade, além de outros recursos de proteção do acesso a mensagens.

8. Carteira digital

O app Carteira (que pode armazenar documentos pessoais e de pagamento) terá novidades. Os usuários poderão compartilhar chaves eletrônicas pelo iMessage (plataforma de mensagens daApple) e fazer login em alguns apps com suas informações criptografadas. Além de fazer compras online com oApple Pay com o rastreamento da chegada do pedido.

Os usuários do Apple Pay terão à disposição uma função que os permite pagar depois algum item. Possibilitando também o parcelamento de compras pelo sistema de pagamento da Apple em até seis semanas, sem cobrança de juros.

9. Compartilhamento de fotos

Todos os usuários que são pais ou responsáveis por usuários menores de idade podem controlar as contas familiares, por meio de um acesso a novas ferramentas, como controle de tempo de tela pelo iMessage, configuração automática de novos dispositivos e biblioteca compartilhada de fotos no iCloud. O usuário poderá mandar fotos diretamente para o álbum familiar pelo app de câmera.

Compartilhe  

últimas notícias