Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Odisseia do Direito Quântico

Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest

Rodrigo Sayeg Publicado em 14/02/2023, às 08h34


Faz mais de 10 anos que pude acompanhar uma linda jornada.

Para você caro leitor, ao ver o título, você deve estar pensando no poema Odisseia, um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, atribuídos a Homero, sendo este a sequência da Ilíada.

O poema relata o regresso de Odisseu, (ou Ulisses, como era chamado no mito romano), herói da Guerra de Troia e protagonista que dá nome à obra.  Foram 10 anos que Odisseu demorou para concluir sua jornada à sua terra natal, Ítaca, depois da Ilíada, que também havia durado dez anos.

De fato, em diversos idiomas, inclusive o português, a palavra Odisseia passou a se referir qualquer viagem longa que apresenta uma atmosfera épica.

No mundo do direito consegui presenciar essa viagem, vindo de um grupo de cientistas, juristas e verdadeiros exploradores do universo jurídico. Está para se lançar a obra Odisseia do Direito Quântico, dos professoresRicardo Sayeg, Willis Santiago Guerra Filho e Wagner Balera.

Essa exploração nasceu após Ricardo, meu pai, ter sido desafiado para explicar logicamente e consolidar sumariamente o que realmente significa o Capitalismo Humanista. Como duas coisas aparentemente antagônicas podem ser reconhecidas como parte do mesmo elemento em uma singularidade?

Se imaginava que ele iria fazer um resumo, quem sabe até mesmo uma vídeo aula; porém, este Professor, como um verdadeiro cientista (ou um gênio fora da curva), em uma bela manhã apresenta sua solução de desmistificação do Capitalismo Humanista. Um novo e inovador sistema de lógica, fundado na decomposição subatômica da norma jurídica, na qual a singularidade do Capitalismo Humanista seria explicada pela perspectiva quântica.

Imagino que nem meu pai e os professores Guerra e Balera, por ele envolvidos, há mais de 10 anos, nesta descoberta sabiam que iriam desenvolver, o que talvez seja, o mais revolucionário avanço do direito nos últimos tempos.

Como diz o Ministro Paulo Dias Moura Ribeiro do STJ, prefaciador do livro: “Ao leitor, é oferecida uma aproximação quântica sobre o universo jurídico em paralelo ao comportamento consubstancial da matéria e da energia, conforme a potência da realidade, que se revelam na Física Quântica, com o que poderá constatar o desvendar quântico da Lex Animata, a ponto de demonstrar o Direito como a “Singularidade Jurídica Quântica” que corresponde a um “Ser Vivo”.

Da mesma forma, o Ministro Breno Medeiros do TST, ao apresentar a obra afirma que “Estou certo de que a publicação desta obra marcará mais um momento histórico em que a ciência jurídica se beneficia de um novo olhar sobre suas bases ao mesmo tempo em que lhe são incorporados novos conhecimentos, sempre na busca da ordenação intrínseca a todas as coisas, em sua lógica pura”.

Por fim, temos o testemunho de aplicação prática desse novo sistema por meio do Conselheiro Presidente do TCM de São Paulo Eduardo Tuma, ao afirmar que “foi uma grande honra e alegria para o Tribunal de Contas do Município de São Paulo, em um caso concreto tão relevante que envolve o maior programa de política habitacional já formulado na cidade de São Paulo, ser a primeira Corte a aplicar na solução tomada o Direito Quântico com sua metodologia que, por consubstancialidade, prestigia o positivismo, os direitos humanos e a realidade que se impõe, como uma única singularidade jurídica, tal como formulado pelos notáveis professores”.

Enfim, uma obra tão magnífica, que em breve será disponibilizada em diversas línguas, será também, pelo menos na visão deste colunista, um divisor de águas.

Acompanhando meu pai nesta jornada épica de mais de 10 anos, pude testemunhar, quem sabe, a criação de uma das obras fundamentais do entendimento do direito. Como contribuiu Homero para a edificação do consciente coletivo ocidental, a Odisseia do Direito Quântico com certeza será para o nosso mundo em seu avanço para uma sociedade justa, livre e solidária, onde ninguém fica para trás.

Compartilhe  

últimas notícias