Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

O cerco à Faixa de Gaza

O cerco à Faixa de Gaza - Imagem: Reprodução | Twitter - IDF
O cerco à Faixa de Gaza - Imagem: Reprodução | Twitter - IDF
Cesário Melantonio Neto

por Cesário Melantonio Neto

Publicado em 27/10/2023, às 05h29


No momento atual não há boas opções para os Estados Unidos nem para Israel, a quem Joe Biden literalmente se abraçou e se comprometeu integralmente em meio à guerra contra o Hamas.

Joe Biden exortou Israeli a não se deixar consumir pela raiva após os ataques do Hamas. E assim evitar os erros que Washington cometeu depois do onze de setembro. Foi um clássico conselho do faça o que eu digo mas não o que eu fiz no passado.

O então senador Biden, que presidia a comissão de relações exteriores do senado, foi um dos 77 que autorizaram Bush a empregar a força militar no Iraque.

A invasão de 2003 e considerada um dos maiores erros estratégicos da história americana, e o preço é pago até hoje com a dominação russa, chinesa e iraniana do Iraque.

O problema é que no momento atual não há boas opções para os Estados Unidos nem para Israel a quem Biden apoiou com empenho.

Os americanos são vistos na região como cúmplices dos israelenses, sem condições de atuar como mediador honesto e imparcial. Washington vetou a resolução do csnu sobre o conflito de Gaza pelo motivo que as grandes potências sempre seguem: para não ter as mãos atadas.

O texto vetado apresentado pelo Brasil pedia pausas humanitárias e corredores para entrega de ajuda.Esses dispositivos condicionariam as atuais operações de cerco e bombardeios israelenses.

O pano de fundo do veto e , porém, muito mais abrangente.A antecipada reação israelense aos ataques do Hamas levaram os Estados Unidos a tentar salvar um governo de emergência em Tel Aviv ou que ainda possuía o poder de iniciativa no oriente médio.

A mudança da ordem internacional ( o fim da Pax Americana) e ao mesmo tempo causa e consequência da perda de influência relativa na região na qual aliados antes certos como Turquia, Egito e Arábia Saudita, hoje tem jogo próprio.

Ocorre que Israel também não dispõe de boas opções. O país e muito diferente daquele que os Estados Unidos defenderam em guerras anteriores.

Israel está profundamente dividido por um governo irresponsável que é o grande culpado pela espécie de crise de ansiedade, identidade e insegurança da sociedade israelense que agora acordou para os seus dilemas essenciais .

Nas palavras de Lawrence Freedman, o cerco israelense de Gaza e a tentativa de desenvolvimento de uma estratégia militar para lidar com o Hamas mas sem ter uma estratégia política. Os clássicos ensinam que isso nunca funciona na História.

Os ataques do Hamas e a reação de Israel aconteceram no momento em que o Brasil ocupa a presidência rotativa do csnu. A coincidência histórica deu a diplomacia brasileira a oportunidade de assumir o protagonismo nas negociações em torno do conflito.

A primeira resolução, como se sabe , foi rejeitada em 18 de outubro em razão do veto americano.Mas o esforço diplomático do Brasil não foi em vão.

A resolução brasileira foi uma contraproposta a formulação russa que manifestava preocupação com o agravamento da crise humanitária em Gaza, mas não mencionava o Hamas. Os termos nesse caso eram obviamente inaceitáveis para os membros do Conselho.

O Brasil tomou a iniciativa de produzir um texto alternativo que contemplasse três pontos. Primeiro, condenasse os ataques do Hamas, segundo exigisse a libertação imediata dos refens e terceiro mantivesse foco na questão humanitária de Gaza.

Tudo isso foi feito pelo Brasil. Na votação a nossa proposta foi apoiada por doze dos quinze membros do Conselho, entre eles dois permanentes: a China e a França.Rússia e Reino Unido se abstiveram na votação e apenas os Estados Unidos rejeitaram o texto.

Como os americanos tem poder de veto a proposta de Brasília não foi aprovada infelizmente. O pretexto alegado por Washington foi o de que o texto não reconhecia o direito de Israel à autodefesa.

Desde o início os Estados Unidos resistiam à aprovação de qualquer texto, para não desvalorizar a iniciativa diplomática promovida por Joe Biden .

No mesmo dia em que a proposta brasileira foi rejeitada , Joe Biden anunciou ter acertado com Israel e Egito a abertura de um corredor humanitário em Gaza.

Os Estados Unidos preferiram agir de forma unilateral a obter o aval da ONU.

O pano de fundo da resistência americana sempre foi a tensão com a Rússia, em razão da guerra na Ucrânia. Para os russos a intenção era expor o que consideram uma contradição de Washington: enfatizar a situação dos refugiados ucranianos, mas não a crise aguda entre os palestinos agravada pela explosão num hospital de Gaza.

Se o texto brasileiro cumprisse as exigências dos americanos, provavelmente teria sido vetado pela Rússia ou por outros membros permanentes do Conselho.

Quando os russos notaram que o veto viria dos americanos, preferiram se abster para expô-los e deixar Washington em uma situação difícil. Na ONU, os Estados Unidos ficaram isolados como queria a Rússia.

O Brasil se esforçou pela abstenção dos dois lados , Rússia e Estados Unidos.

Mas a diplomacia brasileira obteve o apoio do Japão, França e China, além da abstenção do Reino Unido. Houve uma divisão numa aliança que vinha agindo de maneira uniforme quando o tema era Ucrânia.

Com exceção dos americanos o Ocidente ficou do lado dos países emergentes ao apoiar o alívio para a população civil de Gaza e a interrupção dos bombardeios por Israel.

Compartilhe  

últimas notícias