Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

É tempo de eleição: a democracia espera em frente à sua porta

Urna Eletrônica. - Imagem: Divulgação
Urna Eletrônica. - Imagem: Divulgação

Fernando Sampaio Publicado em 29/09/2022, às 09h13


Até para aqueles que dizem não gostar de política, o cenário de eleições bate na porta de todos os cidadãos ao nos aproximarmos do início de outubro. Mesmo que diante de uma bipolaridade ideológica que nos aparta cada vez mais como comunidade, reforço neste artigo que é mais importante do que nunca olharmos para esse período eleitoral como o exercício do direito à democracia; um direito e dever de todos. Muito além do debate presidencial ou a competição de favoritismo político, este também é o tempo de escolher nossos representantes estaduais, os verdadeiros encarregados de criar e desenvolver planos de governo que atendem inteiramente as necessidades diárias e latentes de cada Estado.

São os cargos políticos estaduais que interferem diretamente no cotidiano da população por meio da criação de políticas públicas, pela administração do dinheiro público e pelo controle dos órgãos governamentais. Assim, parte da esfera estadual a criação de projetos de leis e emendas constitucionais, a gestão da infraestrutura e segurança pública dos estados, a manutenção dos transportes públicos e do preço das passagens e a administração dos hospitais. Nesta eleição, nós, como paulistanos, devemos eleger 94 deputados estaduais e um governador, que necessitam estar mais que aptos para solucionar os problemas existentes em São Paulo.

Muitos não sabem, mas é o governador que gerencia as Polícias Civil e Militarde cada estado. Também são eles que fazem a manutenção do dinheiro público estatal, decidindo (e priorizando) as obras que devem ser realizadas/finalizadas ou para qual hospital será direcionado um maior ou menor orçamento. Rodovias e portos estaduais também precisam receber atenção do governador, assim como os serviços de transporte intermunicipal e interestadual. Novas linhas do metrô de São Paulo, por exemplo, são decididas no âmbito do governo estadual.

Enquanto o cargo de governador está na esfera do Poder Executivo, o deputado estadual atua na esfera do Poder Legislativo. Dessa forma, são eles/elas responsáveis pela criação e aprovação de leis relacionadas ao território estadual. Também são os deputados estaduais comprometidos com a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de sua respectiva unidade federativa. É na LOA que é definido quanto o estado vai arrecadar e poderá gastar com cada área de interesse público, como saúde, educação, cultura, entre outros, sempre de acordo com as metas estabelecidas pelo Plano Plurianual (PPA).

Por meio deste artigo é possível compreender o quão fundamental são os cargos estaduais para o desenvolvimento e melhoria do bairro que a gente mora. Assim, não podemos nos deixar levar pelos gritos arbitrários das torcidas políticas e esquecer a real importância de escolher os representantes estaduais com valores e ações transparentes, que se importam com o bem-estar dos nossos bairros e cidades. Para esta eleição, devemos ter o nosso voto consciente.

Sobre o autor: 

Fernando Sampaio é jornalista e publicitário, marido da Christiane, pai da Fernanda e do Frederico, avô do Antonio, Theo e Carolina. Também é presidente da associação de moradores, AME Jardins, entidade que representa os bairros dos jardins América, Europa, Paulista e Paulistano, e morador da região há 39 anos.

Compartilhe  

últimas notícias