Diário de São Paulo
Siga-nos

Criando problemas para vender soluções

Politicagem - Imagem: Reprodução | Freepik
Politicagem - Imagem: Reprodução | Freepik
Luiz Gustavo Klein

por Luiz Gustavo Klein

Publicado em 02/03/2024, às 06h02


Ao se analisar a maneira com que os municípios brasileiros são administrados, algo chama a atenção: os gestores públicos são especialistas em ‘criar problemas para vender soluções’ para o eleitor de senso comum, tudo pelo voto. Ou seja, ocorre a criação de dificuldades pelos próprios governos, com as facilidades oferecidas logo em seguida para manter os políticos no poder.

Tal situação costuma até mesmo impedir o avanço do país rumo a um desenvolvimento mais amplo. Exemplo: ações que deveriam resolver problemas a longo prazo, de modo definitivo, acabam deixadas de lado e dando lugar a soluções temporárias. O objetivo, evidente, é de garantir votos para a próxima eleição. Sendo assim, pouco contribuem no progresso real da comunidade.

Para mudar a realidade posta é preciso um novo perfil de liderança, que dê prioridade ao bem-estar coletivo e não somente a própria permanência no poder. Nessa linha, fatores como transparência, responsabilidade e participação ativa da população são fundamentais na garantia de que as decisões adotadas pelos governantes de fato tragam as reais demandas da sociedade.

Nesse processo todo os eleitores têm um papel essencial. Seja votando e principalmente acompanhando de perto as atitudes e ações. De modo a exigir políticas que atendam ao anseio público. Portanto, eleger gestores comprometidos com o desenvolvimento sustentável é necessário. Para quebrar o ciclo de se criar os problemas para então vender soluções, característico na gestão pública atual.

Então é preciso iniciar uma nova era na política nacional, para que o Brasil avance. Nesse cenário, a integridade e o compromisso com o progresso de todos os cidadãos formam os principais valores defendidos. Apenas desta maneira poderemos construir um futuro no qual o desenvolvimento seja uma realidade coletiva, não somente um discurso eleitoreiro.

Compartilhe  

últimas notícias