Diário de São Paulo
Siga-nos

Nicholas Santos quer férias após ouro, mas garante: “Volto em 2022”

Com 41 anos e medalhista de ouro nos 50m borboleta no Campeonato Mundial em piscina curta (25m) em Abu Dhabi, seria de se esperar que Nicholas Santos julgasse

Nicholas Santos quer férias após ouro, mas garante: “Volto em 2022”
Nicholas Santos quer férias após ouro, mas garante: “Volto em 2022”

Redação Publicado em 22/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h20


Velocista de 41 anos, tricampeão mundial dos 50m borboleta, quer disputar dois Campeonatos Mundiais na próxima temporada e igualar ou superar Cesar Cielo como nadador do país com mais pódios em piscina de 25m

Com 41 anos e medalhista de ouro nos 50m borboleta no Campeonato Mundial em piscina curta (25m) em Abu Dhabi, seria de se esperar que Nicholas Santos julgasse seus feitos na natação satisfatórios. Que nada. O velocista já se preparar para novos objetivos na próxima temporada.

Nicholas Santos festeja ouro no Mundial — Foto: Divulgação/Fina

Nicholas Santos festeja ouro no Mundial — Foto: Divulgação/Fina

O ano de 2022 será atípico na natação. Por causa dos cancelamentos em razão da pandemia do novo coronavírus, haverá dois Campeonatos Mundiais: um em piscina de 50m na cidade japonesa de Fukuoka e outro em 25m em Kazan, na Rússia.

– Vou voltar em 2022. É preciso pensar em prazos curtos. Mas, provavelmente, sim [vou continuar]. Eu estou com intenção de nadar o Mundial de [Esportes Aquáticos, em piscina] longa [de 50m], em Fukuoka, no ano que vem, e [o Mundial em piscina curta] em Kazan, no fim do ano, em dezembro. Eu ainda estou a fim de nadar. Eu ainda quero buscar aquele recorde de medalhas no Brasil – disse ao ge.

O recorde a que ele se refere é o de maior medalhista brasileiro em Mundiais em piscina de 25m. Com a conquista desta segunda-feira em Abu Dhabi, ele chegou a 11 pódios no evento; está apenas um atrás de Cesar Cielo, que tem 12.

Nicholas Santos é ouro nos 50m borboleta no Mundial de Piscina Curta

Nicholas Santos é ouro nos 50m borboleta no Mundial de Piscina Curta

Para se manter competitivo, Nicholas, que nos Emirados Árabes Unidos disputa seu 16º Campeonato Mundial, adota uma dieta restritiva, faz ioga, treinos com menos volume de rodagem e fica de olho nos objetivos que o alimentam. Ao que parece, eles se renovam o tempo todo.

– Vamos pensar ano a ano. Tenho que dar um break, descansar a cabeça. E pensar realmente como vai ser a próxima temporada. Mais um ano eu acho que consigo – comentou.

A palavra de ordem, agora, é descansar. O brasileiro ficou praticamente todo o segundo semestre no exterior, para nadar a Liga Internacional de Natação e o Mundial de Abu Dhabi. Ele quer rever o filho, Nicholas, de 5 anos, e desfrutar a conquista na Arábia.

Nicholas Santos comenta sobre o ano de competições: "Preciso dar uma descansada"

Nicholas Santos comenta sobre o ano de competições: “Preciso dar uma descansada”

– Essa temporada foi muito longa para mim e eu estou bem cansado mentalmente. Nadar toda hora para 21s é bem difícil. Para quem nada, sabe que não é tão fácil fazer toda hora. Estou muito feliz, satisfeito. O Mundial é uma competição muito tensa, tem que nadar eliminatória, semifinal, final, seguir protocolos. Olha, não é fácil – emendou.

Não deve ter sido. Mas sair de um megaevento com mais um ouro no peito, aos 41 anos, redime todos os sacrifícios.

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias