Diário de São Paulo
Siga-nos

Mortes no trânsito de Rio Preto aumentam 10% neste ano

A imprudência no trânsito continua sendo uma das maiores causas de acidentes em ruas e avenidas da região noroeste paulista. O número de mortes em São José do

Mortes no trânsito de Rio Preto aumentam 10% neste ano
Mortes no trânsito de Rio Preto aumentam 10% neste ano

Redação Publicado em 31/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 17h45


Desrespeito dos motoristas ao volante seria uma das causas dos acidentes.
Rio Preto é um dos municípios paulistas com maior número de veículos.

A imprudência no trânsito continua sendo uma das maiores causas de acidentes em ruas e avenidas da região noroeste paulista. O número de mortes em São José do Rio Preto (SP) aumentou cerca de 10% em 2016. Quem perdeu um parente próximo sabe o tamanho da dor por conta de um descuido de quem está atrás do volante.

Os planos de vida que a cantora Samara Bueno fez com o marido André Luiz se dissolveram no dia 5 de junho deste ano. André Luiz foi atropelado no cruzamento da rua Pedro Amaral com a Avenida Bady Bassitt, depois de voltar de um show com a mulher. Como não gostava de andar de carro, ela foi de carona e ele de bicicleta. “Há três anos estávamos juntos. Os sonhos de ter filhos e ficar à vida inteira com ele se foi. Acabou do nada”, diz a cantora.

Assim como a família do André, outras 43 famílias também tiveram o sonho destruído pelo trânsito de Rio Preto, somente no primeiro semestre deste ano. Rio Preto é considerado um dos municípios paulistas com maior número de veículos nas ruas. “A verdade é que até agora eu não sei muito bem o que aconteceu. Mas soube que o acidente foi provocado por conta de um racha na avenida”, explica Samanta.

Um levantamento feito pelo Governo do Estado apontou que os números de acidentes com mortes de janeiro a julho deste ano diminuíram 6% no Estado de São Paulo, mas em Rio Preto esse número aumentou em 10%. Foram 40 mortes em 2015 e 44 mortes 2016. O mês que mais registrou mortes no trânsito foi o mês de maio com nove mortes no ano passado e 11 mortes este ano.

Um especialista em trânsito convidado pela TV TEM apontou a imprudência de quem está atrás do volante ou na moto como a principal causa dos acidentes registrados. “A principal causa é o comportamento dos motoristas. O ato de esquecer-se de usar as setas indicatórias, falar ao celular é o que mais acontece nas ruas da cidade. Todos sabem que é perigoso e todos os motoristas sabem que não é permitido fazer. As pessoas esquecem que elas não estão sozinhas nas ruas e uma imprudência que você realiza ao volante você desrespeita outras pessoas”, afirma o instrutor de trânsito André Lourenço.

O deslize de não olhar pelo retrovisor, a seta que não é acionada no momento certo de virar ou mudar de faixa, a sinalização de “pare” no solo que, às vezes, parece passar despercebida. Ações simples que refletem a falta de preocupação com quem divide espaço com os pedestres na rua.

Imprudência no trânsito de Rio Preto aumenta 10% em relação ao ano passado (Foto: Reprodução / TV TEM)

Maio foi o mês que mais registrou mortes no trânsito de Rio Preto (Foto: Reprodução / TV TEM)

Compartilhe  

últimas notícias