Diário de São Paulo
Siga-nos

Ministro da Educação altera currículo após revelação de reitor sobre doutorado

O novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli da Silva , alterou nesta sexta-feira (26) o currículo disponível da plataforma Lattes do Conselho

Ministro da Educação altera currículo após revelação de reitor sobre doutorado
Ministro da Educação altera currículo após revelação de reitor sobre doutorado

Redação Publicado em 27/06/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h02


Segundo Franco Bartolacci, da Universidade Nacional de Rosario, na Argentina, Carlos Decotelli cumpriu os créditos, mas não defendeu a tese

O novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli da Silva , alterou nesta sexta-feira (26) o currículo disponível da plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A modificação ocorreu após o reitor da Universidade Nacional de Rosario, na Argentina, Franco Bartolacci , revelar que Decotelli não obteve título de doutor, e que teve a tese reprovada.

No currículo de Decotelli , constava originalmente a informação de doutorado na Universidade Nacional de Rosário concluído em 2009, com a tese “Gestão de Riscos na Modelagem dos Preços da Soja”, sob orientação de Antonio de Araujo Freitas Jr.

Nesta sexta, o título da tese e o nome do orientador foram excluídos. O campo “Título” foi preenchido com “Créditos concluídos”. E, no campo “Orientador”, passou a ser listado: “Sem defesa de tese”.

Em entrevista ao GLOBO , o reitor Franco Bartolacci explicou que Decotelli estudou na instituição, completou a carga horária, mas não finalizou o curso para obter a titulação.

“Ele cursou o doutorado, mas não finalizou. Falta a aprovação da tese, que é requisito indispensável para a conclusão”, disse o reitor.

O Ministério da Educação afirmou que o ministro concluiu em fevereiro de 2009 todos os créditos do doutorado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas e Estatística da Universidade Nacional de Rosário , na Argentina.

O MEC encaminhou à reportagem o certificado de conclusão dos créditos por parte do ministro, mas, no entanto, não respondeu se além de cumprir a carga horária das disciplinas, Decotelli defendeu sua tese na universidade, critério para obter a titulação.

De acordo com o reitor da Universidade Nacional de Rosário, o certificado mostra apenas a conclusão do curso, mas não a obtenção do título de doutor, para o qual é necessário defender a tese.

IG
Compartilhe  

últimas notícias