Diário de São Paulo
Siga-nos

Milhares vão às ruas protestar contra posse de líder bielorrusso

Forças de segurança bielorrussas detiveram dispararam jatos de água para dispersar manifestantes, que foram aos milhares às ruas da capital Minsk para

Milhares vão às ruas protestar contra posse de líder bielorrusso
Milhares vão às ruas protestar contra posse de líder bielorrusso

Redação Publicado em 24/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 09h47


Reeleito, Alexander Lukashenko tomou posse nessa quarta-feira

Forças de segurança bielorrussas detiveram dispararam jatos de água para dispersar manifestantes, que foram aos milhares às ruas da capital Minsk para protestar contra a apressada posse do veterano presidente Alexander Lukashenko nessa quarta-feira (23)Milhares vão às ruas protestar contra posse de líder bielorrussoMilhares vão às ruas protestar contra posse de líder bielorrusso

Ignorando as exigências pelo fim de seu governo, que já dura 26 anos, Lukashenko foi empossado para cumprir o sexto mandato após uma eleição considerada fraudulenta pela oposição e por governos de vários países.

A cerimônia normalmente seria anunciada e divulgada como uma importante ocasião de Estado, mas foi conduzida sem avisos, após Lukashenko reivindicar uma vitória por esmagadora maioria na eleição do último dia 9 de agosto.

A oposição na ex-república soviética, que promove mais de seis semanas de protestos populares pedindo a renúncia do presidente, denunciou a posse como ilegítima.

“Sua posse secreta é uma tentativa de tomar o poder”, diz Sviatlana Tsikhanouskaya, principal adversária de Lukashenko, que deixou o país exilada após as eleições.

Os Estados Unidos e a União Europeia estão estabelecendo sanções contra autoridades envolvidas no processo eleitoral e na repressão aos manifestantes, conduzida pelas forças de segurança.

.

.

.

REUTERS

Compartilhe  

últimas notícias