Diário de São Paulo
Siga-nos

Marlon Luz: Fusão Unidas e Localiza. Péssimo negócio para o motorista de app.

Marlon Luz

Marlon Luz: Fusão Unidas e Localiza. Péssimo negócio para o motorista de app.
Marlon Luz: Fusão Unidas e Localiza. Péssimo negócio para o motorista de app.

Redação Publicado em 20/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h51


Fusão Unidas e Localiza. Péssimo negócio para o motorista de app

Marlon Luz

Em novembro do ano passado a possível fusão entre as empresas de locação de veículos LOCALIZA e UNIDAS foi aprovada pelos acionistas de ambas as empresas, partindo agora para a aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) uma autarquia responsável pela defesa da livre concorrência tendo a responsabilidade de coibir as condutas que violam a competitividade no mercado brasileiro.

Contextualizado o cenário, vamos ao ponto central, o quão prejudicial será esta fusão para o consumidor brasileiro e principalmente para aquele que utiliza a locação de veículos uma ferramenta para trabalhar em um aplicativo de transporte de passageiros. Estima-se hoje que 1 a cada 5 veículos locados no Brasil são para motoristas de aplicativos.

O mercado de locação de veículos no Brasil já é bem limitado, tendo como principais empresas resumidas em 3 opções, Localiza, Unidas e Movida. O motorista de aplicativo já é um “refém” destas empresas referente aos preços e práticas utilizadas. Caso esta fusão seja aprovada a Localiza terá o domínio sobre 70% do mercado de locação de veículos no Brasil, o que fará ainda mais o motorista de aplicativo “refém” dos preços e práticas, pois terá suas opções que já eram poucas, reduzidas.

Curiosamente neste caso não é só motorista de aplicativo que perde, mas o consumidor brasileiro como um todo, pois terá suas opções limitadas, com menos competição, com menos concorrência de preços e com menos opções de veículos.

Como empreendedor que sou, defendo o livre mercado, a livre iniciativa, o poder de escolha do consumidor acima de tudo e a livre concorrência. Empresas que querem obter quase a totalidade do mercado que atuam, gerando quase um “monopólio”, é prejudicial para todos, consumidores, motoristas e principalmente o Brasil.

Marlon Luz, hoje conhecido como Marlon Do Uber é empresário e empreende no ramo da tecnologia, foi eleito vereador da cidade de São Paulo.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias