Diário de São Paulo
Siga-nos

Mais de 1,4 mil atendidos pelo BPC ainda precisam de cadastro em Marília

Em Marília, atualmente, cerca de 5,5 mil pessoas são atendidas pelo programa Benefício de Prestação Continuada, o BPC. Trata-se de um benefício de assistência

Mais de 1,4 mil atendidos pelo BPC ainda precisam de cadastro em Marília
Mais de 1,4 mil atendidos pelo BPC ainda precisam de cadastro em Marília

Redação Publicado em 03/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 11h41


Em Marília, atualmente, cerca de 5,5 mil pessoas são atendidas pelo programa Benefício de Prestação Continuada, o BPC. Trata-se de um benefício de assistência social, viabilizado pelo Governo Federal em parceria com as prefeituras municipais.

É um direito do cidadão que atende aos critérios da lei, que garante o benefício a idosos com mais de 65 anos, que não tem direito à aposentadoria e a pessoas com deficiência. Desde 2016, o beneficio é está obrigatoriamente vinculado ao Cadastro Único, um registro federal que monitora e atualiza, a cada dois anos, as condições financeiras, de saúde e escolaridade dos membros de famílias de baixa renda em todo o país.

Em Marília, de acordo com a responsável pelo Cadastro Único no município, Débora Cristina Lopes Brito, das 5,5 mil pessoas atendidas pelo BPC, mais de 4 mil já regularizaram sua situação junto ao Cadastro Único. As cerca de 1.430 pessoas que ainda não se cadastraram correm o risco de perder o benefício de um salário mínimo mensal. Por isso, a preocupação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em apressar a regularização desses registros.

Também vale frisar que o registro no Cadastro Único abre portas para a participação em outros programas promovidos tanto em esfera nacional quanto em âmbito municipal.

Para realizar o cadastro, a pessoa precisa comparecer a uma das cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), nos bairros Santa Antonieta, Leonel Brizolla, Rosa Modelli (Jardim São Bento), Teotônio Vilela e Regina Célia (Jardim Fontanelli) ou, ainda, na própria sede da Secretaria, que fica na Avenida Santo Antônio, 721, ao lado da igreja Santo Antônio, com entrada pela rua Prudente de Morais.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3401-2450.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias