Diário de São Paulo
Siga-nos

Lira tomará medidas mais drásticas se não houver privatização da Petrobras; entenda

Governo só pode vender estatais com aval do Congresso

PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS
PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS

Redação Publicado em 27/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 22h21


Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, reiterou nesta sexta-feira (27) para a Rádio Bandeirantes que tomará “medidas mais duras” caso a Petrobras não seja privatizada. Lira é um fiel defensor da privatização da estatal, em março, quando ouve a crise que, consequentemente gerou a demissão do general Silva e Luna do cargo de presidente da Petrobras e, agora, durante aos frequentes ajustes nos preços dos combustíveis, o então presidente da Câmara dos Deputados manteve-se firme quanto à ideia de capital privado na Petrobras.

“Temos informações de que todas as petrolíferas mundiais, privadas ou públicas, têm tido a sensibilidade de abrir mão de parte dos seus lucros abusivos para ou bancar subsídios diretos, ou congelar seus preços, ou fazer algum ato direto para a população”, declarou Lira nesta sexta.

Lira também defendeu a independência da estatal que, sob seu ponto de vista, julga não ter função social e tampouco função estruturante.

“A Petrobras no Brasil é um ser vivo independente, que não tem função social, que não tem função estruturante. Nessa esteira, ou a gente privatiza essa empresa, ou toma medidas mais duras. Ela não está cuidando do nome da empresa, porque todo desgaste da Petrobras não vai para a Petrobras, todo o desgaste vai para o governo federal”, acrescentou o presidente da Câmara.

Embora defendida por inúmeros políticos, a privatização so poder ser feita se houver aval do Congresso Nacional, conforme foi determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2019.

Ao ser questionado sobre a viabilidade da tão almejada privatização completa da Petrobras ainda em 2022, Arthur Lira afirmou temer que a “polarização” pode atrapalhar as discussões.”Você imagina num Brasil polarizado e cheio de versões como a gente vive, você votar uma PEC hoje de privatização da Petrobras. Uma privatização completa, eu acho que o tempo talvez seja inadequado, muito pouco [neste ano]”, finalizou Lira.

Compartilhe  

últimas notícias