Diário de São Paulo
Siga-nos

Indigenista e jornalista inglês desaparecem na Amazônia; PF investiga o caaso

Dom Philips escreve para The Guardian e outros veículos internacionais sobre os principais acontecimentos do Brasil

Divulgação/Funai e Reprodução/Twitter
Divulgação/Funai e Reprodução/Twitter

Redação Publicado em 06/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 18h39


O indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Philips, repórter-colaborador do jornal The Guardian, desapareceram no domingo (5) nos arredores da Floresta Amazônica.

Segundo a Polícia Federal no Amazonas (PF), o sumiço dos dois ocorreu na região do Vale do Javari, um território indígena localizado no Estado do Amazonas. Os oficiais da organização já estão apurando o caso. 

Por outro lado, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) revelou que Bruno Araújo recebia constantes ameaças de madeireiros, garimpeiros e pescadores. 

Em uma nota divulgada à imprensa nesta segunda-feira (6), a Univaja afirmou que, provavelmente, eles desapareceram em um trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte. A entidade acrescentou também que Bruno Araújo e o jornalista viajaram em uma embarcação nova, de 40 cavalos e 70 litros de gasolina, em condições para longos trajetos. 

“Os dois se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de Vigilância Indígena que se encontra próxima à localidade chamada Lago do Jaburu (próxima da Base de Vigilância da FUNAI no rio Ituí), para que o jornalista visitasse o local e fizesse algumas entrevistas com os indígenas“, explicou o texto.

O porta-voz da entidade também apresentou certa preocupação quanto ao caso, pois Bruno Araújo é experiente em viagens como essa e conhece a região muito bem, e dificilmente se perderia entre as rotas. 

De acordo com o jornal The Guardian, Dom Philips veio ao Brasil para o desenvolvimento de um livro sobre meio ambiente. Ele vive em Salvador e cobre os principais acontecimentos do Brasil há mais de 15 anos para outros veículos de imprensa internacionais como New York Times, Financial Times e Washington Post

Compartilhe  

últimas notícias