Diário de São Paulo
Siga-nos

IBGE inicia novo concurso para 48,5 mil vagas de recenseador para o Censo 2022

O processo seletivo vai contar com análise curricular, saiba como se inscrever

Censo
Censo

Redação Publicado em 09/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 17h52


O IBGE anunciou nesta quinta-feira (9) que abriu mais um processo seletivo simplificado complementar para a contratação de recenseadores para o Censo Demográfico 2022.

A entidade oferece 48.535 vagas e a duração do contrato será de até 3 meses, com possibilidade de prorrogação. As vagas são voltadas para pessoas com nível fundamental completo e distribuídas em todas as unidades da Federação.

A principal função de um recenseador é entrevistar os moradores de sua região durante a coleta. A remuneração é por produção, portanto ela pode variar de acordo com o tempo de serviço e o grau de dificuldade para alcançar os domicílios.

O candidato que for aprovado no processo seletivo passará por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo.

De acordo com o IBGE, a jornada de trabalho recomendável para este trabalho é de, no mínimo, 25 horas semanais. A divulgação do resultado final da pesquisa está prevista para o dia 30 de junho.

A seleção dos candidatos será feita por análise de seus currículos, especialmente de seus níveis de escolaridade.

“Os candidatos devem preencher o formulário com os dados relativos à formação e essa análise de títulos será classificatória. Quando forem convocados, eles precisam comprovar a titulação”, explica o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros.

O Instituto aponta que o estado de São Paulo é o maior em número de vagas: são 18.589 espalhadas por 635 municípios. A maioria delas está concentrada na capital paulista, com 5.426 vagas. Já o estado do Rio Grande do Sul terá 5.185 vagas para serem preenchidas, em cerca de 490 municípios. Outras são ofertadas a Minas Gerais, com 4.633 vagas.

A expectativa do IBGE é contratar 206.891 servidores temporários para trabalhar no Censo. Sendo que a maior parte delas (183.021) serão para recenseadores, que receberão o treinamento específico para a função entre os dias 18 e 22 de junho. Mais de 130 mil vagas para recenseadores foram preenchidas na seleção realizada em abril.

“O processo complementar tem o objetivo de contratar pessoal para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo simplificado. A diferença entre as duas seleções é que na seleção complementar existe a análise curricular em vez de prova e não é cobrada taxa de inscrição”, pontua o coordenador de RH.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma online até dia 15 de junho na página do concurso ou no link www.ibge.gov.br/pss-complementar.

Compartilhe  

últimas notícias