Diário de São Paulo
Siga-nos

Haja coração! Palmeiras leva sufoco, perde do River, mas vai à final da Libertadores; assista ao pós-jogo

Não precisava ser com tanta emoção, mas, depois de quase 100 minutos (nove de acréscimo no segundo tempo!), o Palmeiras sobreviveu ao seu pior jogo sob

Palmeiras
Palmeiras

Redação Publicado em 13/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 00h16


Em jogo com grandes decisões do VAR, Verdão leva dois gols no primeiro tempo e vê arbitragem anular gol de argentinos por impedimento, expulsar Rojas e retirar pênalti – agora é esperar Santos ou Boca

Que sufoco, amigo!

Não precisava ser com tanta emoção, mas, depois de quase 100 minutos (nove de acréscimo no segundo tempo!), o Palmeiras sobreviveu ao seu pior jogo sob comando de Abel Ferreira e está na final da Copa Libertadores depois de 21 anos. A derrota por 2 a 0 para o River Plate, na noite desta terça-feira, no Allianz Parque, só não foi desastrosa porque o Verdão havia vencido o jogo de ida por 3 a 0, na Argentina. Em um duelo à altura da Libertadores, o time de Marcelo Gallardo dominou do início ao fim, fez dois gols no segundo tempo e teve outro anulado pelo VAR no segundo. O Palmeiras resistiu como pôde mesmo depois de ter um a mais em campo – Rojas foi expulso – e, aliviado, comemorou a classificação. Agora é esperar Santos ou Boca para a finalíssima do dia 30 de janeiro.

VAR em ação

O árbitro de vídeo atuou duas vezes no segundo tempo em lances capitais: primeiro, detectou impedimento de Borré no início da jogada que seria a do terceiro gol do River. Depois, retirou um pênalti de Empereur em Matías Suárez que havia sido marcado pelo árbitro uruguaio Esteban Ostojich. Nos dois lances, o árbitro foi à beira do campo, analisou os lances e voltou atrás nas decisões. No fim, nova polêmica: um possível pênalti a favor do River foi analisado, mas nada marcado. Tensão total até o último minuto.

O Palmeiras, agora, aguarda o vencedor de Santos x Boca Juniors nesta quarta-feira para saber quem enfrenta na decisão do próximo dia 30 de janeiro, no Maracanã. O jogo de ida entre os rivais terminou 0 x 0, na Bombonera. CLIQUE AQUI e veja como está a Libertadores.


Mais uma final!

A classificação diante do River leva o Palmeiras à sua quinta final de Copa Libertadores. Nas outras quatro finais, o Verdão conquistou um título, em 1999, e foi vice três vezes – 1961, 1968 e 2000. Nova chance depois de quase 21 anos.

Luiz Adriano em Palmeiras x River Plate

Luiz Adriano em Palmeiras x River Plate (Foto: Marcos Ribolli)

Primeiro tempo

Foram 45 minutos de amplo domínio do River, que não mostrou as falhas que teve no jogo de ida, manteve a posse de bola e fez o Palmeiras se retrair. Ainda que as chances mais claras tenham demorado a sair, o time argentino soube dominar o rival sem sofrer muito. O Verdão apostou nas transições rápidas, mas só teve uma no início – lançamento para Rony que terminou em ótima saída do gol de Armani. Nervoso e com a bola “queimando” nos pés, o Palmeiras viu o River rondar cada vez mais a área e abrir o placar na bola aérea, com Rojas vindo de trás e subindo sozinho. O Verdão ainda respondeu em outra escapada de Rony que terminou em chute para fora de Zé Rafael, mas a pressão do River levou ao segundo gol, de Borré, após a bola cruzar a área e passar por Luan, que havia entrado no lugar do lesionado Gustavo Gómez.

Zé Rafael teve uma das poucas boas chances do Palmeiras

Zé Rafael teve uma das poucas boas chances do Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)

Segundo tempo

A pressão do River Plate continuou e deu resultado logo aos nove minutos, quando Borré apareceu sozinho na área e completou para as redes um cruzamento vindo da esquerda. O 3 a 0, porém, não se confirmou porque o VAR entrou em ação e detectou impedimento do próprio Borré no início do lance. Sem encontrar respostas, Abel Ferreira lançou Emerson Santos e Raphael Veiga para dar outra dinâmica ao meio de campo, mas não funcionou. Nem a expulsão de Rojas, aos 27, deu sossego ao torcedor palmeirense. O time continuou sofrendo em campo, viu o VAR atuar novamente para anular pênalti de Empereur em Suárez e teve de conviver com o suspense até o último minuto, quando o árbitro foi novamente ao vídeo analisar (mas não marcar) possível pênalti para o River. O apito final encerrou o sufoco alviverde.

Palmeirenses exaustos após fim do jogo

Palmeirenses exaustos após fim do jogo (Foto: Marcos Ribolli)

Atuações do Palmeiras

Titulares do Palmeiras contra o River

Titulares do Palmeiras contra o River (Foto: Marcos Ribolli)

Próximos jogos

O Palmeiras mal terá tempo para descansar e volta seu olhar para o Brasileirão: enfrenta o Grêmio nesta sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, pela 30ª rodada.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias