Diário de São Paulo
Siga-nos

Eventos de diversas áreas movimentam cidade histórica mineira

A cidade histórica mineira de Tiradentes abriu nesta quinta-feira (21) a 5ª edição da Semana Criativa, um evento tradicional que não foi realizado no ano

Eventos de diversas áreas movimentam cidade histórica mineira
Eventos de diversas áreas movimentam cidade histórica mineira

Redação Publicado em 22/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h09


Semana Criativa de Tiradentes tem atrações até domingo

A cidade histórica mineira de Tiradentes abriu nesta quinta-feira (21) a 5ª edição da Semana Criativa, um evento tradicional que não foi realizado no ano passado. A programação, espalhada por diversos da cidade, vai até domingo (24) e inclui apresentação de diversas manifestações culturais e de saberes e expressões tradicionais da região.

No total, estão previstas mais de 40 atividades, entre as quais, exposições, oficinas e palestras sobre artesanato, gastronomia, design, escultura, arquitetura e outras expressões culturais.Eventos de diversas áreas movimentam cidade histórica mineiraEventos de diversas áreas movimentam cidade histórica mineira

Esculturas e peças rústicas serão expostas na Semana Criativa Tiradentes 2021.
Esculturas e peças rústicas serão expostas na Semana Criativa Tiradentes 2021. – SCT2021/Divulgação

Os criadores dialogam e apresentam suas obras ao público em geral e também a comerciantes. As atividades ocorrem em diferentes pontos da cidade, incluindo a loja da Semana Criativa. A programação pode ser vista nositedo evento.

Entre as exposições programadas estão Design Feito à MãoGeraçõesMinha Casa em MimDesdobramentos e Redescobrindo Chico Ribeiro. Estão previstas rodas de conversa sobre temas como O Design Ontem e HojeDesign, Ancestralidade e Afeto e Usar Madeira É Legal?.

Entre as palestras programadas, destacam-se Giros CriativosO Uso das Cores como Elemento Fundamental no Desenvolvimento de uma ColeçãoDesign e GêneroDas Mãos para o Coração, um Olhar sobre o Barroco e o Artesanato Mineiro O Lugar do Feito à Mão na Contemporaneidade, entre outras.

A Semana Criativa de Tiradentes foi criado para divulgar saberes de tradição, buscando apresentá-los ao público como forma de manter conhecimento desenvolvidos pela população da região e evitar que estes se percam ou caiam no esquecimento.

O encontro promove intercâmbio entre diferentes tipos de criadores e artistas, buscando construir pontes entre artesãos com relação com os saberes tradicionais e novos produtores, como designers.

.

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias