Diário de São Paulo
Siga-nos

EUA alertam talibã sobre aumento de violência

O talibã e os Estados Unidos continuam debatendo a logística para implementação de um acordo de paz assinado no mês passado. Entretanto, Washington disse que

EUA alertam talibã sobre aumento de violência
EUA alertam talibã sobre aumento de violência

Redação Publicado em 11/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h08


Acordo visa encerrar mais de 18 anos de guerra

O talibã e os Estados Unidos continuam debatendo a logística para implementação de um acordo de paz assinado no mês passado. Entretanto, Washington disse que o atual nível de violência do grupo militante é inaceitável, e que isso pode levar ambos os lados a um ciclo vicioso que comprometa a paz.

O Departamento de Estado americano divulgou uma declaração na ontem (10). Ela diz que o talibã está matando muitos afegãos e que a situação precisa mudar.

O acordo entre Estados Unidos e talibã visa encerrar mais de 18 anos de guerra. Ele levaria a uma retirada das tropas americanas do país, fazendo com o que talibã se abstenha de atacar os Estados Unidos ou seus aliados.

Entretanto, um grande obstáculo é que o governo afegão foi deixado de fora das negociações.

O talibã e o governo estão em um impasse com relação aos termos de uma troca de prisioneiros. Mas a Reuters agora informa que Cabul concordou em libertar 1.500 prisioneiros do Talibã nos próximos dias. Em troca, o grupo militante vai libertar mil membros de tropas do governo. A troca é considerada crucial para um avanço na situação.

Outro desafio é a incerteza em torno das recentes eleições presidenciais. Ashraf Ghani e Abdullah Abdullah reivindicam a vitória, e cada um deles realizou sua cerimônia de posse nesta semana. Os Estados Unidos dizem que essa crise está atrasando a nomeação de uma equipe nacional de negociadores.

ABr

Compartilhe  

últimas notícias