Diário de São Paulo
Siga-nos

Estado de São Paulo tem previsão de geada para esta semana, diz Inmet

O estado de São Paulo deve ter a partir desta segunda-feira (19) dias frios, além de previsão de geada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Estado de São Paulo tem previsão de geada para esta semana, diz Inmet
Estado de São Paulo tem previsão de geada para esta semana, diz Inmet

Redação Publicado em 20/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h36


Queda na temperatura é reflexo de uma massa de ar frio de origem polar

O estado de São Paulo deve ter a partir desta segunda-feira (19) dias frios, além de previsão de geada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A geada é a formação de camadas de gelo – em forma de agulhas, prismas, escamas – sobre a superfície do solo, das plantas e dos objetos expostos ao ar, devido à queda de temperatura.Estado de São Paulo tem previsão de geada para esta semana, diz InmetEstado de São Paulo tem previsão de geada para esta semana, diz Inmet

A queda na temperatura é reflexo de uma massa de ar frio de origem polar e bastante seca que começou a atuar na região sul no final de semana. A previsão do Inmet é que, até quarta-feira, a onda de frio deve se manter na Região Sul e se propagar por partes das Regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Há previsão de formação de geada – moderada a forte – em uma ampla área da Região Sul, no centro-sul de Mato Grosso do Sul, parte do interior de São Paulo e sul de Minas Gerais, incluindo a área de divisa com a Serra da Mantiqueira entre segunda (19) e terça-feira (20).

Na quarta-feira (21), a geada diminui sua abrangência, mas ainda deve ocorrer com moderada intensidade em uma área mais restrita ao sul do país e de fraca intensidade sobre o sul de São Paulo e Mantiqueira, na divisa com o estado do Rio de Janeiro.

Capital paulista

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo informou que o ar seco de origem polar vai manter o tempo estável e seco no decorrer de toda a semana, com madrugadas geladas, inclusive com potencial para formação de geada entre a madrugada e o amanhecer.

A Defesa Civil Municipal mantém a cidade em alerta para baixas temperaturas desde o dia 28 de junho.

A geada deve ocorrer, segundo o CGE, principalmente nas regiões mais afastadas do centro expandido e nos municípios vizinhos. Durante as tardes, os índices de umidade estarão baixos, próximos a 30%.

A próxima madrugada (20) será de frio intenso na capital e na região metropolitana. A média da mínima prevista é 5°C, com possibilidade de um novo recorde de madrugada mais fria do ano. No restante do dia, a previsão é de céu claro, dia ensolarado e seco. A tarde deve ter máxima de 18°C.

Já na quarta-feira (21), o órgão informou que a haverá predomínio de sol, poucas nuvens e temperatura em elevação. Os termômetros devem ficar entre a mínima de 8°C e a máxima de 22°C.

.

.

.

AGÊNCIA BRASIL

Compartilhe  

últimas notícias