Diário de São Paulo
Siga-nos

Espanha a França decidem o título da Liga das Nações; Itália e Bélgica disputam o terceiro lugar

Serão muitos e diferentes os sentimentos em campo neste último dia de Liga das Nações. A jovem geração da Espanha chega empolgada para a finalíssima em Milão

Espanha a França decidem o título da Liga das Nações; Itália e Bélgica disputam o terceiro lugar
Espanha a França decidem o título da Liga das Nações; Itália e Bélgica disputam o terceiro lugar

Redação Publicado em 10/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h18


Final terá o confronto entre jovens espanhóis e trio poderoso Griezmann-Mbappé-Benzema. Italianos esperam vencer diante da torcida, enquanto belgas sofrem com desfalques de peso

Serão muitos e diferentes os sentimentos em campo neste último dia de Liga das Nações. A jovem geração da Espanha chega empolgada para a finalíssima em Milão contra a confiante França, atual campeã do mundo. Mais cedo, a comprometida Itália tenta em Turim assegurar o terceiro lugar diante da Bélgica, provavelmente a mais amargurada pela derrota na semifinal.

Itália e Bélgica se enfrentam às 10h (de Brasília) deste domingo, na Arena Juventus. A final entre Espanha e França será às 15h45, no San Siro. Você vai poder acompanhar a essas duas partidas em Tempo Real no ge.

Carrossel Liga das Nações - Final e disputa de terceiro lugar — Foto: Infografia ge

Carrossel Liga das Nações – Final e disputa de terceiro lugar — Foto: Infografia ge

A Itália chegou nas semis da Nations League como a maior favorita ao título. Nem tanto pela sua campanha na fase de grupos (terceira melhor entre as quatro finalistas), mas principalmente pelo título na Eurocopa-2020 e por uma invencibilidade de 37 jogos. Mas tudo desmoronou com a derrota para a Espanha, que foi superior.

— Uma partida não faz você perder todas as suas certezas. Somos fortes e completos em cada setor. Acabamos de vencer a Eurocopa. Todos podem dizer o que quiserem. Mas nós queremos vencer, jogamos em casa e o resultado é importante para o ranking da Fifa — declarou o volante Locatelli, uma das novidades no time para este domingo.

Ele deve entrar na vaga de Verratti no meio-campo. Expulso contra a Espanha, o zagueiro Bonucci é desfalque certo, assim como o lateral-direito Calabria, machucado.

Provável escalação da Itália: Donnarumma; Di Lorenzo, Acerbi, Bastoni e Emerson; Barella, Jorginho e Locatelli; Chiesa, Raspadori e Insigne.

Se para a seleção italiana terminar em terceiro lugar é algo significativo, o mesmo não parece ser verdade pelos lados da Bélgica. O clima é de terra arrasada após a derrota para a França — virada por 3 a 2, nos acréscimos, depois de terminar o primeiro tempo com 2 a 0.

Esse foi mais um episódio decepcionante da “ótima geração belga” nos últimos anos. Antes dele, houve a eliminação nas quartas da Euro-2020, para essa Itália. O meia Carrasco disse que a seleção vai fazer de tudo para vencê-la agora, mas também deu uma resposta emblemática ao ser questionado sobre as chances da Bélgica na Copa do Mundo de 2022.

— Vocês acreditam que podemos ser campeões no Catar? Nós acreditamos em nós mesmos, mas vocês acreditam? Porque eu não tenho esse sentimento. Nós sabemos que temos um bom time, que podemos conseguir algo maravilhoso — declarou Carrasco.

O lateral-direito Thomas Foket sofreu lesão muscular no aquecimento do jogo contra a França e foi liberado na sexta-feira, assim como o atacante Eden Hazard, com desgaste muscular. No sábado foi a vez do centroavante Lukaku deixar a concentração, por sobrecarga.

Provável escalação da Bélgica: Courtois; Alderweireld, Boyata e Vertonghen; Saelemaekers, Witsel, De Bruyne e Castagne; Vanaken, Carrasco e Lukebakio.

Roberto Martínez conversa com Kevin De Bruyne durante treino da Bélgica, na Liga das Nações — Foto: Reuters

Roberto Martínez conversa com Kevin De Bruyne durante treino da Bélgica, na Liga das Nações — Foto: Reuters

Espanha x França: “Chegaram as favoritas”

Das semifinalistas, a seleção espanhola fez a pior campanha na fase de grupos. Mas a goleada de 6 a 0 sobre a Alemanha, além de garantir uma das quatro vagas no mata-mata, deu sinais de que o time tinha potencial. Entre altos e baixos, a equipe chegou na semifinal da Euro-2020 e perdeu nos pênaltis para a campeã Itália.

O troco veio nesta semana, com grande atuação em Milão. O atacante Ferrán Torres marcou os dois gols da Espanha e entrou na briga pela artilharia do torneio, ao lado de Haaland e Lukaku. Na entrevista coletiva deste sábado, o técnico Luis Enrique não garantiu a presença de Torres, por questões físicas. Mas o jogador do Manchester City também falou com a imprensa, e se mostrou animado para disputar a decisão.

— É uma final, e as duas equipes que chegaram são favoritas. Por isso estamos aqui. Vamos jogar com muita ilusão, vontade máxima e muita ambição. Para muitos de nós será a nossa primeira final. Seria sensacional levantar um título pela Espanha. Sou otimista e me vejo com possibilidade de jogar — disse Ferrán Torres.

Provável escalação da Espanha: Unai Simón; Azpilicueta, Laporte, Pau Torres e Alonso: Gavi, Busquets e Koke; Sarabia, Ferrán Torres (Pino) e Oyarzabal.

Ferrán Torres fez os dois gols da Espanha na vitória sobre a Itália, pela Liga das Nações — Foto: Getty Images

Ferrán Torres fez os dois gols da Espanha na vitória sobre a Itália, pela Liga das Nações — Foto: Getty Images

A França fez a melhor campanha da fase de grupos da Nations League, conquistando 16 pontos numa chave que também tinha Portugal, Croácia e Suécia. Só que o desempenho na última Eurocopa, com eliminação nas oitavas para a Suíça, abalou a confiança na seleção.

Aí veio a semifinal contra a Bélgica e a atuação eletrizante no segundo tempo. Mbappé, que havia perdido o último pênalti contra os suíços, jogou demais. Esse desempenho num confronto de peso mostrou a qualidade do trio formado pelo atacante do PSG, Benzema e Griezmann.

— Para mim, jogar por trás deles facilita, colocá-los nas melhores situações. Eles estão no auge da forma. É maravilhoso jogar com jogadores assim. Será uma noite especial, temos um jogo para vencer. Há um troféu no fim, e vamos fazer de tudo para ganhar, temos o time certo para isso — declarou Griezmann, que vai alcançar a sua 100ª partida pela seleção francesa, à Uefa.

Provável escalação da França: Lloris; Koundé, Varane e Lucas Hernández; Pavard, Tchouaméni, Pogba e Theo Hernández; Griezmann, Mbappé e Benzema.

Pogba e Mbappé durante treino da França antes da final da Liga das Nações, contra a Espanha — Foto: Getty Images

Pogba e Mbappé durante treino da França antes da final da Liga das Nações, contra a Espanha — Foto: Getty Images

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias