Diário de São Paulo
Siga-nos

Dona de jiboia perdida na Zona Oeste de SP oferece recompensa caso alguém encontre animal

Imagem Dona de jiboia perdida na Zona Oeste de SP oferece recompensa caso alguém encontre animal

Redação Publicado em 26/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 12h48


A dona de Sylas, uma jiboia de estimação que fugiu do terrário em um apartamento em Perdizes, na Zona Oeste deSão Paulo, disse neste domingo (26) que oferece recompensa caso alguém encontre o animal. Ela não deu detalhes sobre os valores.

A jiboia foi vista pela última vez na noite da segunda-feira (20). Pelas redes sociais, a responsável pela cobra contou que notou o desaparecimento da jiboia na manhã da terça, ao verificar o terrário do animal. A informação do desaparecimento da jiboia vem causando preocupação entre os moradores do bairro.

Em sua página no Instagram, a dona do animal também disse neste domingo que revirou mais uma vez o apartamento em busca da cobra.

“Rasguei o sofá, a cama, empurrei guarda roupa, desmontei chapa de fogão, geladeira, olhei máquina de lavar. Eu realmente não sei”, disse a responsável pelo animal neste domingo.

Nesta quinta-feira (24), o desaparecimento do animal foi registrado pela Polícia Ambiental e, pelas redes sociais, a responsável pela cobra disse que aguarda imagens de câmeras de segurança para tentar localizar a serpente.

Dona de jiboia perdida na Zona Oeste de SP oferece recompensa caso alguém encontre animal — Foto: Reprodução/Instagram

Dona de jiboia perdida na Zona Oeste de SP oferece recompensa caso alguém encontre animal — Foto: Reprodução/Instagram

g1consultou o biólogo Marcelo Ribeiro Duarte, do Laboratório de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan, para saber sobre mais sobre a espécie desaparecida, a arco-íris, e os possíveis riscos para a população.

Segundo o biólogo, o principal perigo que a serpente dessas solta pode trazer para as outras pessoas é morder alguém desavisado que não perceba sua presença ou tente manipulá-la. Mas vale lembrar: ela não tem veneno.

” Como esta espécie não é peçonhenta, não há risco nenhum de envenenamento, mas o trauma mecânico de sua mordedura é potencialmente muito dolorido”, destacou Marcelo.

De acordo com o biólogo, o fato de esta espécie matar as presas por asfixia não é apresentado como um risco para seres humanos, porém, não se pode dizer o mesmo para outros animais de estimação.

Sobre os riscos para a vida da própria jiboia fora de casa, a falta de instrução das pessoas sobre como lidar com o animal, somada ao medo, pode ser o principal perigo que a cobra enfrente nas ruas, segundo o especialista.

“É preciso ter em mente que a jiboia arco-íris não faz parte da fauna nativa de serpentes do município de São Paulo. Provavelmente o maior risco é esta serpente ser morta pelo temor humano, muitas vezes injustificado ou, no melhor dos cenários, em minha opinião, é ser encontrada viva e doada para exposição pública em alguma instituição”, concluiu.

Caso esse tipo animal apareça em sua casa, a principal orientação é evitar colocar as mãos nele e chamar os Bombeiros, pelo 193, ou a Polícia Militar Ambiental, no (11) 5085-2100.

"Avisei a todos vizinhos sobre para que não façam mal caso o encontrem e me acionem", escreveu dona de jiboia desaparecida na Zona Oeste de SP — Foto: Reprodução Instagram

“Avisei a todos vizinhos sobre para que não façam mal caso o encontrem e me acionem”, escreveu dona de jiboia desaparecida na Zona Oeste de SP — Foto: Reprodução Instagram

O desaparecimento

Pelas redes sociais, a responsável pela cobra contou que notou o desaparecimento da jiboia na manhã da terça-feira (21), ao verificar o terrário do animal.

“Na segunda-feira à noite, o vi antes de dormir e ontem pela manhã, quando fui olhar novamente, ele não estava em seu terrário. Notei que a ‘portinha’ onde se passa o fio da placa aquecida estava erguida e provavelmente saiu por lá. Revirei a casa toda e não acredito que continue dentro do apartamento”, explicou.

A informação do desaparecimento da jiboia também foi compartilhada em um grupo de moradores do bairro e vem causando repercussão entre os membros. Alguns têm feito piada com a situação. Outros, com medo, julgam a dona como irresponsável por criar uma cobra em casa.

“Que noite tranquila, mandaram no grupo do bairro que tem uma jiboia solta por aí. Fugiu de casa e ninguém sabe onde foi parar”, escreveu um morador nas redes sociais.

A dona da jiboia ainda fez um apelo para que os vizinhos não façam mal ao animal, caso o encontrem.

“Não quero opiniões, nem críticas, só decidi avisar, porque sei que tem gente que o ama por aqui e é o mínimo que posso fazer”, escreveu.

g1
Compartilhe  

últimas notícias