Diário de São Paulo
Siga-nos

Distribuídas pelo Brasil, novas forças do vôlei querem surpreender na Superliga Masculina

Com a rotina nos ginásios voltando ao normal, com presença de público nas arquibancadas e um ciclo olímpico curto se iniciando, a Superliga Masculina de Vôlei

Distribuídas pelo Brasil, novas forças do vôlei querem surpreender na Superliga Masculina
Distribuídas pelo Brasil, novas forças do vôlei querem surpreender na Superliga Masculina

Redação Publicado em 23/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h54


Fique de olho nos times de Natal, Goiânia e Guarulhos, que querem brigar pelo topo da tabela da competição, que começa sábado

Com a rotina nos ginásios voltando ao normal, com presença de público nas arquibancadas e um ciclo olímpico curto se iniciando, a Superliga Masculina de Vôlei traz novidades entre os clubes participantes. A competição ganhou um representante de peso no Nordeste, um estreante no Centro-Oeste, e uma nova força no Sudeste do Brasil.

Equipe de Natal, que deixou Taubaté na temporada passada, segue sob o comando de Carlos Weber — Foto: Divulgação

Equipe de Natal, que deixou Taubaté na temporada passada, segue sob o comando de Carlos Weber — Foto: Divulgação

Natal ganhou um time para torcer: o atual bicampeão da Superliga se mudou de Taubaté para o Rio Grande do Norte e sofreu grandes mudanças no elenco para esta temporada – deixou de ter estrelas campeãs olímpicas, mas ainda tem no banco o técnico argentino Carlos Weber no comando. Ainda se adaptando à cidade, a equipe conta com o líbero Thales, o central Riad e o oposto Felipe Roque como principais jogadores.

Vai começar a temporada 2021/2022 da Superliga

– A adaptação foi muito boa. Claramente é uma estrutura completamente nova, que começa do zero. Mas tivemos uma recepção excelente, cidade maravilhosa e disposição total para tirar o melhor de todos. É um desafio para cada pessoa da equipe e para a cidade que recebe o bicampeão da Superliga – resume o treinador.

O líbero Thales também segue no elenco, e destaca a importância de uma equipe do Nordeste disputar a Superliga.

– Todas as pessoas da região com quem converso destacam que havia uma grande carência do esporte, pois o povo todos gosta muito do vôlei. Acho que pode ser uma porta de entrada para outros times virem para a região, criar raízes e trazer patrocinadores e público. Sempre que joguei aqui os ginásios estavam lotados e acho que tem tudo para dar certo – destaca Thales.

Com orçamento reduzido e sem grandes estrelas, o técnico não coloca Natal entre os favoritos nesta temporada.

– Temos um equipe jovem e competitiva e com muito potencial. Um grupo alto que com certeza tem muito para evoluir, e estou certo que isso vai acontecer. Não somos favoritos ao título, mas quero que sejamos protagonistas da primeira até a ultima rodada. Estamos trabalhando forte para isso – finaliza Weber.

Goiás está em festa. Pela primeira vez, um time do estado disputará a Superliga. O projeto, que tem como gestor o campeão olímpico Dante, tinha sede em Anápolis, mas fez uma parceria com a equipe de futebol do Goiás e se transferiu para Goiânia.

Dante comemora o feito do time ao disputar a principal liga de vôlei do Brasil.

– A expectativa é grande, é um desafio enorme. É uma equipe homogênea, com jogadores muito experientes e mais jovens, mas um time muito guerreiro. O técnico, Marcão, é o atual campeão da Superliga B e traz sua experiência. É importante fomentar o vôlei, estamos muito empolgados em representar nosso estado pela primeira vez – declara.

Outra equipe que ganhou destaque foi o jovem time de Guarulhos. No terceiro ano de projeto, a equipe comandada por Guilherme Novaes chegou à final do Campeonato Paulista e fez jogo duro com o Campinas, que acabou ficando com o título.

Um time aguerrido, liderado pelos experientes Sandro e Renato Pato, e que no Paulista teve como destaque o oposto Franco – que marcou 37 pontos no primeiro jogo da final do Estadual.

Levantador Sandro é um dos pilares do time de Guarulhos — Foto: Duda Bairros/Divulgação VVG

Levantador Sandro é um dos pilares do time de Guarulhos — Foto: Duda Bairros/Divulgação VVG

– Um segredo, que na verdade não é segredo, do nosso time é muito trabalho, todo mundo querendo aprender, todo mundo sabe escutar. E todo mundo acredita muito no que é passado pela comissão técnica. A gente tem um plano de jogo, segue firme o que a comissão técnica nos põe, e acreditamos muito. Estamos muito felizes pela colocação da equipe no Campeonato Paulista, que foi muito parelho e deixamos equipes muito qualificadas para trás – analisou o atleta.

Guilherme Novaes, técnico do Guarulhos — Foto: Duda Bairros/Divulgação

Guilherme Novaes, técnico do Guarulhos — Foto: Duda Bairros/Divulgação

Guilherme Novaes, técnico da equipe, aponta Minas, Cruzeiro e Campinas como os favoritos ao título, mas promete que seu elenco vai dar trabalho nesta temporada.

– Nós temos uma equipe extremamente equilibrada, acreditamos demais no talento individual de cada um, mas acima de tudo na união, no trabalho e na determinação do nosso grupo. Foi assim que a gente alcançou essa tão desejada final do Campeonato Paulista. Nós temos uma mescla muito interessante de jogadores experientes e jovens valores, temos o Renato pato como jogador de muito equilíbrio, responsável pela sustentação da equipe no fundo de quadra. Temos um levantador extremamente vitorioso experiente, capaz de conduzir a equipe da melhor forma possível. Além disso temos o nosso posto, Franco que é um jogador de definição – declarou o técnico.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias