Diário de São Paulo
Siga-nos

Dia Internacional da Anta: momento de refletir sobre a importância da espécie

Ela se alimenta e, enquanto circula pela mata, instintivamente espalha sementes no solo que garantem o nascimento e a preservação de muitas espécies de

Dia Internacional da Anta: momento de refletir sobre a importância da espécie
Dia Internacional da Anta: momento de refletir sobre a importância da espécie

Redação Publicado em 27/04/2018, às 00h00 - Atualizado às 20h04


Ela se alimenta e, enquanto circula pela mata, instintivamente espalha sementes no solo que garantem o nascimento e a preservação de muitas espécies de árvores e plantas. Seu trabalho é fundamental para a natureza e nada mais justo do que ter um dia dedicado à sua vida. Hoje é celebrado o Dia Internacional da Anta! Sim, o maior mamífero herbívoro do Brasil tem um dia só para ele e o momento tem uma causa nobre. A criação da data está diretamente relacionada à conservação da espécie, não apenas no Brasil, mas no mundo todo.

Diferentes espécies deste animal de grande porte estão distribuídas pela América do Sul, América Central e também Ásia. Em alguns pontos do planeta, a anta encontra-se ameaçada de extinção, isso porque boa parte do território que habitam foi devastada pelos avanços do homem.

No Brasil, a anta não é considerada um animal ameaçado, mas está em situação vulnerável. Justamente por isso é necessário, e sempre positivo, reforçar a importância desse mamífero para o equilíbrio do ecossistema. De grande porte, o animal surpreende pela força, imponência e ainda pela habilidade em nadar. O já mencionado fato dela espalhar sementes por onde passa torna a anta uma importante aliada no reflorestamento.

Compartilhe  

últimas notícias