Siga nossa Redes

Sem categoria

Das 2.400 candidaturas barradas pela ficha limpa, metade participará com recurso

Redação

Publicado

em

Das 2.400 candidaturas barradas pela ficha limpa, metade participará com recurso

Lei da Ficha Limpa determina a inelegibilidade por 1 período de 8 anos de políticos condenados em processos em 2ª Instância.

Para as eleições deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral barrou 2.400 candidaturas com base na Lei da Ficha Limpa até as 11h de 6ª feira (13). Destas, 1.229 (51%) conseguiram, através de recurso, permissão da Justiça Eleitoral para concorrer aos pleitos.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divide os indeferimentos em duas categorias:os aptos com recurso, e os inaptos. No caso dos aptos, os votos são computados normalmente. No outro caso, caso os recursos não sejam aceitos, os votos serão anulados.

O número de candidaturas barradas foi este ano é menor do que o total de 2016: 1.703. O número de 2020, no entanto, ainda vai mudar à medida que os tribunais regionais eleitorais julguem os casos.

Os números foram extraídos do site de estatísticas eleitorais do TSE e consideram os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais de 2020.

Partidos com mais candidatos barrados

Sem considerar os candidatos que entraram com recursos, o Podemos lidera a lista com 0,27% de pleiteantes barrados. Em seguida, estão PL, PTB, Avante e PROS.

.

 

.

 

.

 

IG

Publicidade
Publicidade

mais lidas