Diário de São Paulo
Siga-nos

Danielle Winits mostra bastidores de espetáculo musical e afirma: ‘O teatro é a minha raiz, o meu berço’

Dezesseis cenários, mais de 350 peças de figurino, 60 perucas, onze músicos, cem pessoas no backstage, um elenco de 25 atores – e, entre eles, Danielle

Danielle Winits mostra bastidores de espetáculo musical e afirma: ‘O teatro é a minha raiz, o meu berço’
Danielle Winits mostra bastidores de espetáculo musical e afirma: ‘O teatro é a minha raiz, o meu berço’

Redação Publicado em 20/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h55


Atriz revisita a carreira e fala da oportunidade de estar na montagem de ‘Os Produtores’ dez anos após ter de abrir mão do papel por conta da primeira gravidez

Dezesseis cenários, mais de 350 peças de figurino, 60 perucas, onze músicos, cem pessoas no backstage, um elenco de 25 atores – e, entre eles, Danielle Winits, uma atriz apaixonada pelo mundo fantástico dos musicais. Em meio à temporada carioca de ‘Os Produtores’, espetáculo da Broadway adaptado e dirigido por Miguel Falabella do qual é uma das protagonistas, ela recebe o Gshow no cenário de sua personagem e revisita a carreira em uma conversa sobre teatro, sonhos, frustrações e o privilégio de estrelar uma montagem tão grandiosa no país.

“É uma produção fantástica, que não deixa em nada a desejar para a Broadway. Não só pela estrutura, mas pelo corpo de bailarinos, de atores maravilhosos, de cantores sensacionais”

Envolvida desde pequena com variadas atividades artísticas, Danielle conta que o teatro musical entrou em sua vida bem cedo. “Aos 14 anos, fui para Nova York e assisti aos meus primeiros espetáculos na Broadway. Fiquei encantada e completamente certa do que gostaria de fazer junto com meu trabalho de atriz. Sonhava um dia fazer um musical no Brasil”, lembra ela, que estudava teatro desde os 12 anos e se formou na dança aos 16.

No cenário de sua personagem no musical 'Os Produtores', Danielle Winits fala sobre a carreira no teatro (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)

No cenário de sua personagem no musical ‘Os Produtores’, Danielle Winits fala sobre a carreira no teatro (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)

“O teatro é a minha raiz, o meu berço. É onde comecei tudo, onde descobri que eu queria mesmo ser atriz”

Apesar da pouca idade, Danielle seguiu determinada em busca de seu objetivo e, após formar-se bailarina, voltou aos Estados Unidos, onde terminou o colégio e fez diversos cursos para se aprimorar na arte. “Estudei lá durante um ano e continuei na dança também, com sapateado, jazz… tudo que podia fazer”, conta. Com tanto empenho, a estreia não demorou a acontecer e, aos 21 anos, ela estrelou ‘Band-Aid’ (1994), seu primeiro musical. “Fiz um teste, passei e, a partir daí, não parei mais! Acho que este agora é meu nono musical”.

A história de Danielle com ‘Os Produtores’, aliás, vem de longa data. Em 2007, quando o espetáculo teve sua primeira montagem no Brasil, a atriz estava confirmada no elenco, mas o destino fez com que seu caminho tomasse outro rumo. “Comecei os ensaios, cheguei a fazer o material de divulgação e descobri que estava grávida de um mês do meu primeiro filho, Noah”, recorda. “Tive que declinar do convite. Foi muito difícil chegar para o Miguel, o Sandro Chaim (produtor) e o Vladimir Brichta e dizer: “Olha, tô grávida”, lembra ela que, na época, foi substituída por Juliana Paes.

“Não poder participar da primeira incursão de ‘Os Produtores’ pelo Brasil foi uma frustração terrível para mim. Ao mesmo tempo que era uma felicidade estar grávida, eu estava deixando um trabalho pelo qual já era apaixonada”

Na coxia, Danielle Winits posa com itens do cenário do musical (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)

Na coxia, Danielle Winits posa com itens do cenário do musical (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)

Agora, Danielle comemora a oportunidade de estar na remontagem que celebra os 10 anos da estreia do musical em palcos brasileiros. “Ter sido chamada para fazer esse revival foi fantástico e inesperado. É como se fosse um presente que tivesse voltado para mim depois de muitos anos”, conta.

“A Ulla é uma personagem deliciosa, uma diversão. É uma mulher muito inteligente, apesar de se fazer de desentendida. Particularmente, acho que ela é espertíssima em vários sentidos, porque consegue enrolar os outros de uma forma divertida”

De lá para cá, a parceria com Miguel Falabella se reforçou e desdobrou em uma série de trabalhos juntos. “A primeira vez que tive contato com o Miguel no trabalho foi em uma participação em ‘Sai de Baixo’. Acho que qualquer ator queria fazer o programa na época, era um sucesso, pioneiro, com atores fantásticos, um trabalho que unia teatro com TV. Depois veio ‘Hairspray’ (2009), a primeira vez que o Miguel me dirigiu no teatro. Em seguida, ‘Xanadu’ (2012), que ele dirigiu com a Cininha de Paula e fez também como ator. E agora ‘Os Produtores’, recapitula a atriz, que recentemente também filmou o longa ‘Veneza’, do qual Miguel é idealizador e diretor.

“O homem que o Miguel é: o artista, o trabalhador, o operário da arte… Ele realmente é um exemplo, não só para mim, que tenho a oportunidade, a gratidão e a felicidade de estar com ele na vida e na arte, mas para o Brasil todo”

A atriz posa com o amigo, diretor e companheiro de palco, Miguel Falabella (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)

A atriz posa com o amigo, diretor e companheiro de palco, Miguel Falabella (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)

Em cartaz com ‘Os Produtores’ desde abril, quando o espetáculo estreou em São Paulo, Danielle conta que a preparação de um ator de musicais deve ser constante. “Ela nunca termina, é praticamente diária. É preciso estar sempre se exercitando, mesmo quando não se está em cartaz, para poder estar pelo menos pleno e disponível, com corpo e mente fortes o suficiente para conseguir dar conta de três horas de espetáculo, de voz, de corpo, de emoção e de doação para o público”.

“Você tem que ser um atleta. Tem que estar sempre fazendo aula de canto e de dança, se exercitando, buscando investir nisso. E isso significa investir na sua saúde, na sua disciplina. É uma coisa interminável”

Alheia a superstições, ela prefere sentir a energia de todo o elenco antes de subir ao palco para uma apresentação. “Gosto de ficar com o grupo, com todo mundo junto. Tenho pavor de ficar só no camarim. Acho que por isso nunca fiz um monólogo, porque vai ser uma barreira que vou ter que ultrapassar”, acredita. “Trabalho com musicais praticamente desde a saída da minha adolescência, então sou acostumada a estar cheia de gente em volta”.

“É o coletivo que faz com que o teatro musical aconteça. Não é um trabalho individual, é um trabalho de grupo”

Danielle na coxia do espetáculo, que está em cartaz no Rio de Janeiro (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)

Danielle na coxia do espetáculo, que está em cartaz no Rio de Janeiro (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)

Apaixonada pelos palcos que revelaram sua vocação ainda na infância, Danielle acredita que é no teatro que o ator se descobre. “Acho que é um lugar da origem do ator. Não acredito que você se torne ator começando pela televisão ou pelo cinema. O teatro é o ao vivo, é um desafio seu consigo mesmo. Ali você não tem uma câmera para colocar o seu melhor ângulo, não tem corte. É onde você tem que ser cara de pau e se encontrar enquanto artista”, reflete.

Hoje, ela não se imagina sem os desafios que o palco lhe impõe a cada apresentação. “Apesar da maquiagem, apesar da peruca, ali é sem máscara, sem truque. Isso me faz acreditar que essa é uma profissão de doação de fato. No teatro você realmente está se doando, independentemente de estar num dia bom ou ruim. É um lugar de transformação de diversas formas, como artista e como pessoa, porque você tem que dar o seu melhor, seja qual for o seu estado de espírito. Isso é fantástico e sempre foi transformador na minha vida”.

“Não consigo me ver até o fim da minha vida como artista, que é o que planejo, sem estar no palco. É ele que me ensina, é nele que me coloco à disposição de mim mesma e para os outros de uma forma genuína”

Apaixonada pelo seu ofício, Danielle não consegue se ver longe dos palcos (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)

Apaixonada pelo seu ofício, Danielle não consegue se ver longe dos palcos (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)

Compartilhe  

últimas notícias