Diário de São Paulo
Siga-nos

Conscientização contra a obesidade mórbida infantil

A obesidade infantil é considerada um dos maiores problemas de saúde pública pediátrica, afetando cerca de 224 milhões de crianças em idade escolar no mundo,

obesidade mórbida infantil
obesidade mórbida infantil

Redação Publicado em 08/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 22h52


A obesidade infantil é considerada um dos maiores problemas de saúde pública pediátrica, afetando cerca de 224 milhões de crianças em idade escolar no mundo, e o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, celebrado em 3/6, é uma forma de dar visibilidade ao tema e informar a população sobre os cuidados necessários para combater a doença. A obesidade é uma condição complexa, vista pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma epidemia mundial, e sua prevalência crescente vem sendo atribuída a fatores políticos, econômicos, sociais e culturais.

Conforme informado pelo Ministério da Saúde (MS), um agravante é que ao invés das crianças estarem consumindo alimentos saudáveis, como frutas e verduras ou minimamente processados, estão sendo expostas muito cedo aos alimentos ultraprocessados, que prejudicam a saúde. A má alimentação e a diminuição de atividades físicas podem fazer com que crianças e adolescentes obesos apresentem dificuldades respiratórias, aumento do risco de fraturas, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e efeitos psicológicos, como baixa autoestima, isolamento social, transtornos alimentares, entre outras doenças com riscos graves à saúde.

Dados sobre a obesidade infantil

As pesquisas são tão alarmantes que a OMS estima que em 2025 o número de crianças obesas no planeta chegue a 75 milhões. Os registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que uma em cada grupo de três crianças, com idade entre cinco e nove anos, está acima do peso no país. As notificações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, de 2019, revelam que 16,33% das crianças brasileiras entre cinco e dez anos estão com sobrepeso; 9,38% com obesidade; e 5,22% com obesidade grave. Em relação aos adolescentes, 18% apresentam sobrepeso; 9,53% são obesos; e 3,98% têm obesidade grave.

A obesidade é um dos fatores mais críticos para o agravamento da Covid-19

A quarentena, uma das recomendações no combate à Covid-19, pode aumentar ainda mais o problema, pois as crianças estão com pouco espaço para se movimentar e afastadas de suas atividades físicas habituais. Com isso, transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade, podem ser potencializados – havendo qualquer sinal, os pais devem acolher os filhos e procurar ajuda especializada.

Uma questão que precisa ser acompanhada para prevenir e ajudar no tratamento da obesidade infantil, é a diminuição do comportamento sedentário, que é o tempo que as crianças ficam paradas, o que vem acontecendo ainda mais nesse momento de confinamento. A OMS recomenda que crianças menores de 1 ano façam até 30 minutos de atividades físicas diárias, como engatinhar e movimentar os braços. Crianças de 1 a 2 anos devem fazer até 180 minutos de atividades por dia. Entre 3 a 4 anos, os mesmos 180 minutos por dia, sendo que 60 minutos devem ser de atividades físicas moderadas ou vigorosas. Já as crianças maiores de 4 anos devem fazer 60 minutos por dia de atividade física de intensidade moderada. O tipo de atividade vai variar de acordo com a idade da criança.

É um desafio realizar atividades físicas durante a quarentena, mas, por outro lado, o isolamento deve ser visto como uma oportunidade. Apesar das limitações, também é tempo de improvisar e colocar a criatividade em ação.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias