Diário de São Paulo
Siga-nos

Combates mantêm civis presos em siderúrgica na Ucrânia

Dezenas de civis ucranianos, incluindo mulheres e crianças, estavam presos nessa quinta-feira (5) em abrigos subterrâneos em uma siderúrgica de Mariupol,

Combates mantêm civis presos em siderúrgica na Ucrânia
Combates mantêm civis presos em siderúrgica na Ucrânia

Redação Publicado em 06/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 10h25


ONU lança nova operação de retirada

Dezenas de civis ucranianos, incluindo mulheres e crianças, estavam presos nessa quinta-feira (5) em abrigos subterrâneos em uma siderúrgica de Mariupol, abalada por fortes explosões, enquanto forças russas lutam pelo controle do último reduto da Ucrânia na cidade portuária em ruínas.Combates mantêm civis presos em siderúrgica na UcrâniaCombates mantêm civis presos em siderúrgica na Ucrânia

A Organização das Nações Unidas (ONU) disse que uma nova operação está em andamento para retirar mais pessoas de Mariupol e da siderúrgica de Azovstal, onde cerca de 200 civis ainda estão escondidos em bunkers subterrâneos com pouca comida ou água.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou ao primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, em conversa por telefone, que Kiev deveria determinar que os soldados ucranianos que defendem a siderúrgica sitiada baixassem as armas, acrescentando que a Rússia ainda está preparada para fornecer passagem segura aos civis.

Ucranianos que defendem o local estão resistindo desesperadamente há semanas, e embora alguns civis tenham conseguido sair de maneira segura por meio de corredores humanitários, aproximadamente 200, segundo autoridades ucranianas, permanecem na parte de dentro, com pouca comida, água e remédio.

O Kremlin negou anteriormente que as forças russas estavam invadindo a siderúrgica da era soviética. Citou uma ordem de 21 de abril, de Putin, de que elas deveriam fechá-la, mas não entrar no seu labirinto de túneis subterrâneos.

Mas um soldado ucraniano que estava preso no grande complexo – a última parte da cidade ainda nas mãos da Ucrânia – acusou as forças russas de violar a defesa de siderúrgica pelo terceiro dia, desobedecendo promessa anterior de Moscou de pausar suas atividades militares para permitir a retirada de civis.

“Combates sangrentos e pesados estão em andamento”, disse o capitão Sviatoslav Palamar, vice-comandante do regimento Azov da Ucrânia, em vídeo publicado online.

“Mais uma vez, os russos não cumpriram a promessa de cessar-fogo e não deram oportunidade aos civis que buscam abrigo nos porões da siderúrgica para que possam evacuar”, disse. A Reuters não conseguiu verificar o relato de maneira independente ou de onde ele estava falando.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, informou ao Conselho de Segurança que uma terceira operação está em andamento para retirar civis de Mariupol e Azovstal. Em esforço conjunto com a Cruz Vermelha, a ONU ajudou quase 500 civis a fugirem da área na semana passada.

“Espero que a coordenação contínua com Moscou e Kiev leve a mais pausas humanitárias para permitir a passagem segura dos civis dos combates, e que ajuda possa alcançar aqueles em necessidade crítica”, afirmou Guterres.

“Devemos continuar a fazer todo o possível para tirar as pessoas desse cenário infernal”. Guterres se recusou a dar detalhes sobre a nova operação “para evitar minar um possível sucesso”.

O Exército da Rússia prometeu pausar as atividades em Azovstal durante dessa quinta-feira e nos próximos dois dias, para permitir que civis sejam retirados, após lutas impedirem a saída deles da siderúrgica na quarta-feira. O Kremlin informou que foram formados corredores humanitários a partir da siderúrgica.

Em discurso, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que a Ucrânia estava pronta para garantir um cessar-fogo.

“Demorará para simplesmente tirar as pessoas daqueles porões, daqueles abrigos subterrâneos. Nas atuais condições, não podemos usar equipamentos pesados para retirar os destroços. Precisa ser feito com a mão”, afirmou Zelenskiy.

Expansão da Otan

A defesa teimosa da Ucrânia em Azovstal mostrou a falha da Rússia de tomar grandes cidades em uma guerra de dez semanas, que levou potências ocidentais a enviarem armas a Kiev e punir Moscou com sanções.

No que pode ser uma grande mudança histórica que, com certeza, deixará Moscou furiosa, Suécia e Finlândia podem em breve decidir se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Suécia e Finlândia, que têm fronteira de 1.300 quilômetros com a Rússia, ficaram fora da Otan durante a Guerra Fria, mas a invasão de Moscou à Ucrânia levou ambas a repensarem suas necessidades por segurança.

.

.

.

.

.

.

EBC

Compartilhe  

últimas notícias